Segunda-feira, 23 de junho de 2025

Empresas aéreas vão apresentar plano para reduzir preço das passagens em até 10 dias

As principais companhias aéreas do Brasil vão apresentar um plano de redução de passagens em até dez dias. Em conversa com jornalistas, o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), dos Portos e Aeroportos, declarou que as empresas se comprometeram a mostrar a proposta em até dez dias.

“Fizemos uma reunião com as companhias aéreas que se comprometeram a apresentar um plano para que a gente possa buscar a redução no custo das passagens no Brasil”, comentou.

A declaração ocorre após o chefe da pasta se reunir com lideranças das companhias Latam, Azul, Gol e VoePass, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o ministro, a redução no valor das passagens é viável porque a Petrobras baixou o preço do querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves.

“Sabemos que essa é uma questão mundial (os preços elevados). O que não podemos aceitar e permitir é o aumento abusivo que tem prejudicado os brasileiros”, cobrou Costa Filho.

Segundo o ministro, os valores praticados não estão acompanhando a queda do preço do querosene de aviação (QAv), que compõe 40% dos custos de operação.

“O QAv abaixou 14% neste ano. Temos trabalhado para fortalecer companhias, mas elas também têm que buscar caminhos. Não faz sentido ter baixa no querosene e não ter nas passagens”, afirmou o ministro.

Costa Filho destacou que não haverá imposições do governo. “Sabemos que não podemos fazer intervenção. Não nos cabe. O que estamos buscando é o diálogo. São nas diferenças que se constroem as convergências”, disse.

Como contraponto à impossibilidade de intervenção por parte do governo, o ministro lembrou que cabe ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) monitorar eventuais abusos. Disse ainda que a Anac está fazendo o monitoramento dos preços.

Voa Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos trabalha com a perspectiva de implementação do Voa Brasil a partir de janeiro de 2024. A informação é da assessoria de imprensa. Costa Filho havia dito, em entrevista a jornalistas, que o início será “no início do ano”.

O programa, anunciado ainda no primeiro semestre deste ano, foi debatido mais cedo por Costa Filho com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo a assessoria, o novo desenho está sendo finalizado.

Além de aposentados, o programa de passagens aéreas a R$ 200 deve ser estendido aos estudantes beneficiários do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Lula defende seu ministro da Justiça Dino e diz que Flávio Dino “vem sendo alvo de absurdos ataques artificialmente plantados”
Lula sanciona lei que cria programa para reduzir filas do INSS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play