Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de novembro de 2025
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado em 9 e 16 de novembro em todo o País – com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro em razão da COP30.
Neste domingo (9), a prova é composta por 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação. No próximo domingo (16), serão mais 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza).
Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h – e, depois desse horário, nenhuma entrada será permitida. A prova começa pontualmente às 13h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.
No primeiro dia de Enem (9), os candidatos têm até as 19h para realizar a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia (16), a prova vai até as 18h30, em um máximo de 5 horas de duração.
A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões.
Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.
Se você mora ou fará a prova em munícipios do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, o horário local está uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Assim, o exame começa às 12h30 no horário local. No caso do Acre, Estado com duas horas a menos, a prova será aplicada às 11h30 no horário local.
Participantes que solicitaram atendimento especializado durante a inscrição e têm direito a tempo adicional terão um prazo maior para concluir a prova.
É importante calcular com antecedência o tempo de deslocamento de sua casa até o local de prova. Planeje chegar a partir do meio-dia, quando abrem os portões, para evitar imprevistos.
Se possível, simule o percurso antes. Tenha em mente que, aos domingos, o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
Os estudantes inscritos no Enem 2025 já podem conferir o local onde farão as provas. Para acessar o cartão, basta entrar na Página do Participante e fazer login com o CPF e a senha do Gov.br. As informações estão disponíveis no Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que também traz o número de inscrição, o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira, dados sobre atendimento especializado (se solicitado) e os horários de aplicação.