Quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Estradas com trechos destruídos por ciclone no Rio Grande do Sul estão em ritmo acelerado de reconstrução

Ao menos 15 caminhões atuam na construção de uma passagem emergencial no acesso à cidade de Caraá (Litoral Norte) pela ERS-030, em uma das áreas mais prejudicadas pelo ciclone extratropical que recentemente atingiu o Rio Grande do Sul. A previsão é que as obras estejam concluídas até o fim da semana.

Nesta quarta-feira (21), o local passou por vistoria do titular da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, acompanhado pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino. De acordo com Costella, as intervenções têm por objetivo normalizar o quanto antes o tráfego de veículos na região:

“O governo do Estado está trabalhando de maneira intensa e integrada, para que a situação seja superada o mais rápido possível, garantindo assim a chegada de equipamentos e outros itens necessários para as comunidades. Neste momento, os cuidados relativos às pessoas são a nossa prioridade”.

No trecho da ERS-494 em Três Cachoeiras, localidade de Morro Azul (a 80 quilômetros de Caraá), os serviços também prosseguem da forma mais rápida possível. A estimativa é de que o trabalhos esteja concluído na semana que vem.

Conforme Luciano Faustino, não haverá interferência na reconstrução da ponte de Caraá, caso o volume das chuvas previstas não seja expressivo. Ele também observou que a população local está ansiosa pela conclusão dos trabalhos, por tratar-se do único acesso asfáltico ao município.

As rotas alternativas para chegar a Caraá são duas vias municipais de estrada de chão: uma pelo Morro da Borússia, em Osório, e outra por Santo Antônio da Patrulha.

“É o único acesso que permite à cidade receber, por exemplo, materiais de limpeza, de construção, de saúde, tudo que a cidade precisa. Na atual situação, esses materiais estão sendo transportados por estradas de chão”, sublinha o diretor do Daer.

Outros segmentos

Além das duas cidades, outras áreas estão sendo monitoradas pelas autoridades. O segmento da ERS-452 que passa por Vale Real tem bloqueios temporários no quilômetro 16. As interrupções são realizadas de dez em dez minutos.

Em Santo Antônio da Patrulha (também no Litoral Norte), a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) também trabalha “de olho no relógio” para recuperar a ponte que dá acesso à cidade pela estrada estadual ERS-474.

Um desvio provisório para o tráfego de veículos está sendo providenciado. A estrutura que ali havia foi destruída e passa agora por processo de demolição. “O desvio deve ficar pronto em sete dias e a reconstrução da ponte deve ser finalizada em julho, dependendo das condições climáticas”, prevê o governo gaúcho.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deputados do PT, PCdoB e Psol na Assembleia Legislativa votaram em peso contra mudanças nas regras do IPE Saúde
Senado adia sabatina de Galípolo para direção do Banco Central
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play