Sábado, 12 de outubro de 2024

Senado adia sabatina de Galípolo para direção do Banco Central

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou a sabatina de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino para as diretorias do Banco Central para 4 de julho. A informação foi confirmada pela assessoria do presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Originalmente, a sessão para avaliar os novos nomes para o BC estava prevista para 27 de junho. O adiamento ocorreu porque a próxima semana deve ser esvaziada na Casa devido às festividades de São João.

A CAE vai analisar os nomes do ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda Gabriel Galípolo para a Diretoria de Política Monetária e do técnico do BC Ailton Aquino para a diretoria de Fiscalização.

Galípolo foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021. Deixou a instituição durante uma reestruturação após a venda da Fator Corretora para o BTG Pactual. O banco, fundado em 1973, tem tradição na participação em programas de privatização e parcerias público-privadas (PPPs), área em que Galípolo também atua através de uma consultoria própria, criada em 2009. Até por isso, seu nome chegou a ser cotado para a presidência do BNDES. Desde fevereiro deste ano, Galípolo é também conselheiro na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Depois de deixar o Fator, Galípolo atuou informalmente durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República como conselheiro sobre o mercado financeiro e interlocutor com a Faria Lima. Ele chamou a atenção ao acompanhar a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em um jantar com empresários ainda em abril.

O interesse do economista por política não é novidade. Galípolo é mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), instituição pela qual já era formado em Ciências Econômicas e onde também lecionou na graduação. Galípolo é ainda pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Além disso, Galípolo tem experiência na máquina pública. Foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos em 2007 e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento em 2008, na gestão de José Serra (PSDB-SP) como governador do Estado de São Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Estradas com trechos destruídos por ciclone no Rio Grande do Sul estão em ritmo acelerado de reconstrução
Bolsonaro se encontra com empresários em Porto Alegre nesta quinta-feira, mesmo dia do julgamento que pode torná-lo inelegível
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play