Quarta-feira, 10 de junho de 2026

Ex-ministro de Bolsonaro, que também está preso, pede para fazer Enem. Alexandre de Moraes autoriza

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o general Paulo Sérgio Nogueira, condenado no caso da trama golpista, a se inscrever e fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026.

Nogueira tem 67 anos, foi ministro da Defesa e comandou o Exército ao longo do governo Jair Bolsonaro (PL).

Ele está preso no Comando Militar do Planalto, em Brasília, desde novembro do ano passado — após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 19 anos de prisão em regime fechado.

O general foi condenado por integrar o “núcleo crucial” de uma trama golpista para manter Bolsonaro no poder, apesar da derrota nas urnas em 2022.

A defesa entrou com um requerimento para que ele preste o Enem 2026, com provas marcadas para 8 e 15 de novembro.

Na decisão, Moraes informa que “a legislação de regência tem por objetivo estimular o preso ao estudo”, por isso, faz sentido que o pedido seja acatado.

“AUTORIZO que o sentenciado Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira possa realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2026)”, diz o documento.

O magistrado ainda argumenta que “dentre os meios necessários para que o condenado possa ser reintegrado à sociedade, destaca-se a remição da pena pelo trabalho ou estudo, disciplinada nos artigos 126 a 130 da Lei de Execução Penal”.

A realização de atividades durante o período de cárcere, como leitura, trabalho ou estudo, permite a redução da pena do condenado e é garantida por lei. A decisão de Moraes favorável a Nogueira vem na esteira de outros pareceres similares emitidos desde a prisão do general.

Para que serve o Enem

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção.

As notas do exame podem ser utilizadas em programas do governo federal como Sisu, Prouni e Fies, e também garantir descontos em mensalidades de instituições de ensino superior privadas.

No entanto, a partir deste ano, o Enem passa a ter uma nova função primordial para o governo, que é a de avaliar a qualidade do ensino médio, nos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Além disso, o exame também pode ser utilizado para certificar a conclusão do ensino médio para declarar a proficiência parcial do participante maior de 18 anos que não tenha concluído a etapa.

O Enem também permitirá a produção de indicadores educacionais relacionados ao ensino médio e ao monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Com informações dos portais G1 e CNN.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Conselho de Ética da Câmara aprova relatório que recomenda suspensão do deputado federal Marcos Pollon
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play