Quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Flávio impõe condições para aceitar desafio de Lula sobre sigilo

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (21), que vai aceitar o desafio proposto pelo seu advesário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quebrar o sigilo telefônico e bancário, mas impôs condições.

Para o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula precisa quebrar o sigilo de Marcola, ex-assessor da Presidência e liberar os dados do cartão corporativo da primeira-dama, Janja da Silva.

“Agora segura aí marginal. Você não tem celular. Sabe quem recebe as ligações por você? O Marcola. O Lula tem o Marcola do lado dele. É esse Marcola que abria as portas pro Lulinha, o filho dele, fazer negócios em todos os ministérios. Então eu abro meu sigilo do telefone sim, mas o Marcola tem que abrir o dele, concorda?”, disse Flávio durante agenda em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

“Para eu abrir meu sigilo, você [Lula] vai abrir o sigilo do Instituto Lula. E tem mais uma condição: você vai abrir o sigilo do seu cartão corporativo e da Janja”, afirmou.

Na última terça-feira (20), Lula apresentou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ao STF (Supremo Tribunal Federal) um documento que autoriza a liberação dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dele e de seus familiares desde que Flávio Bolsonaro faça o mesmo.

No documento, o petista elenca na lista, por exemplo, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e seu primogênito Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha. A divulgação dos dados bancários e telefônicos é relativa aos últimos oito anos e prevê “ampla divulgação dos respectivos dados à população brasileira”.

Proposta

A iniciativa sonre a quebra de sigilos foi inicialmente anunciada pelo candidato petista no debate da TV Bandeirantes, no último domingo (18), e faz parte de estratégia para encurralar seu adversário, que tem se negado a dar transparência pública aos mesmos dados.

O pedido de Lula deve ser reafirmado no debate da próxima sexta-feira (23), promovido pela TV Globo. As pesquisas eleitorais mostram um cenário acirrado no segundo turno.

(Com CNN)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Tribunal Superior Eleitoral discutiu proibir canais políticos de WhatsApp às vésperas do 2º turno, mas ideia não foi adiante
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play