Domingo, 13 de julho de 2025

Forças Armadas do Irã afirmam que Israel e Estados Unidos “pagarão caro” por ataques contra o país do Oriente Médio

O porta-voz das Forças Armadas do Irã, brigadeiro-general Abolfazl Shekarchi, declarou que Israel e Estados Unidos “pagarão caro” pelos ataques contra o país do Oriente Médio realizados na quinta-feira (12). Washington afirmou que não estava envolvido na ação.

“A República Islâmica do Irã certamente retaliará, e o inimigo pagará um preço alto”, disse Shekarchi. Israel e EUA “pagarão caro e receberão um duro golpe”, afirmou.

Ele disse que áreas residenciais foram atingidas pelos ataques e que as Forças Armadas estão em terra em total prontidão.

Na quarta-feira (11), antes dos ataques, os EUA retiraram muitos funcionários e suas famílias de locais no Oriente Médio. As autoridades não informaram o que motivou especificamente a medida, mas um funcionário da Defesa disse que o Comando Central dos EUA estava monitorando a “tensão crescente no Oriente Médio”.

Após os ataques, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse que não houve envolvimento ou assistência dos EUA na ação.

Os ataques de Israel ao Irã têm como objetivo prejudicar a infraestrutura nuclear, suas fábricas de mísseis balísticos e muitas de suas capacidades militares, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

“Essa operação levará o tempo que for necessário para completar a tarefa de afastar a ameaça de aniquilação contra nós”, prosseguiu o premiê.

Líderes mortos

Os chefes das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri, e da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, morreram nos bombardeios. Eles eram dois dos principais líderes militares do país. Também foram confirmadas as mortes de cientistas nucleares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Após prorrogação, prazo para inscrições no Enem termina nesta sexta
Homem é condenado a 45 anos de prisão por feminicídio e estupro na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play