Sábado, 17 de maio de 2025

Golpe do ressarcimento do INSS envia mensagem pedindo pagamento de taxa

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas de fraude no órgão estão recebendo boletos e mensagens de golpistas com pedidos de pagamento de taxas para liberação de um suposto ressarcimento.

Um beneficiário, que preferiu manter a identidade em sigilo, recebeu um desses boletos — que imita um documento oficial numa página que simula o portal do governo “gov.br”. O boleto é acompanhado de uma mensagem de voz.

Em um trecho da mensagem, uma voz feminina diz: “Você está a um passo de receber sua indenização.”

Em outro momento, promete pagamento do ressarcimento pela chave PIX do beneficiário — algo que o INSS reiterou que não é feito.

“É necessário efetuar o pagamento do imposto sobre o valor da sua indenização […]. Após você finalizar o pagamento sobre essa taxa de imposto, você receberá o valor completo na sua chave PIX no mesmo minuto”, diz outro trecho da mensagem do golpe.

Os golpistas ainda reforçam a necessidade do pagamento rápido do valor sob a ameaça de bloqueio da indenização.

No caso específico desse beneficiário, a taxa do boleto falso é de R$ 61,90 e do suposto ressarcimento de R$ 5.960,50.

No documento falso ainda constam os termos “indenização governamental” e “vazamento de dados pessoais”.

Alertas do INSS

O INSS vem alertando as vítimas sobre os golpes e sobre as notícias falsas desde que a fraude veio a público.

Outra estratégia dos golpistas é enviar mensagens que oferecem um link para supostamente agilizar a devolução dos valores descontados.

O conteúdo dessas mensagens também é fake e visa roubar dados pessoais das vítimas. O presidente do INSS, Gilberto Waller, alertou que o órgão entra em contato com os cidadãos apenas pelo aplicativo “Meu INSS”.

O próprio telefone oficial 135 “não liga pra você”, reforçou na ocasião. “Você querendo, você liga para o 135.”

“Não aceite nenhum intermediário nesse procedimento. Ele é muito simples. Não abra link, não assine nenhum documento, não junte documento. O INSS não cobra nada de você. Então, fique atento. Se alguém bater na sua porta, oferecendo uma facilidade, é golpe”, afirmou o presidente.
O INSS reforçou, via assessoria de imprensa, que os beneficiários não devem aceitar ajuda de estranhos ou repassar seus dados pessoais.

“É preciso desconfiar de mensagens com promessas fáceis e em caso de dúvidas buscar informações apenas pelos canais do INSS ou demais páginas oficiais do governo”, informou o INSS.

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