Terça-feira, 21 de maio de 2024

Governador do Rio defende que verba pública para o patrocínio de R$ 10 milhões a show de Madonna favorece o turismo no Estado

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro afirmou que o governo estadual e a prefeitura do Rio negociaram juntos o patrocínio do show da cantora Madonna, que será realizado neste sábado (4) na Praia de Copacabana.

Segundo Castro, o Estado do Rio de Janeiro ficou responsável por um total de R$ 10 milhões, cabendo a prefeitura do Rio ficar responsável por igual valor, totalizando a soma em R$ 20 milhões. Castro admitiu que só agora está sendo divulgado que o governo estadual está patrocinando o evento.

Ele defendeu que o Rio de Janeiro, ao patrocinar o show da Madonna, ganha com turismo e cultura, é que há uma perspectiva de retorno de R$ 300 milhões para a cidade.

“O patrocínio do Estado e da prefeitura foram negociados juntos. Era R$ 20 milhões. Um deu R$ 10(milhões) e o outro deu R$ 10 (milhões). Não teve o estado chegando no final. O que acabou só sendo divulgado no final agora. Mas, é um evento do estado e município juntos. Ou a gente investe e coloco o Rio em cenário internacional ou o Rio nunca vai sair da situação difícil. É um evento que coloca Rio num cenário mundial. Só se fala neste show no mundo inteiro. Considero um acerto estar fazendo (o patrocínio), entendo o ganho para a cidade. A perspectiva para retorno é de R$ 300 milhões. Ganha turismo, ganha cultura, e o Rio se coloca num cenário de grandes espetáculos”, disse o governador, durante a entrevista.

Madonna já está na cidade do Rio. A rainha do pop chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, na manhã de segunda-feira (29). A expectativa é de reunir 1,5 milhão de pessoas para o megaevento que vai encerrar a turnê “The Celebration Tour”, de comemoração de 40 anos de carreira da cantora, que segue em montagem.

O palco em construção já ocupa um grande trecho da areia em frente ao Copacabana Palace, onde a estrela e seu séquito ficarão hospedados em 90 quartos. A equipe da estrela pop tem pelo menos 200 pessoas. Foram reservados ainda cinco salões no hotel para ensaios. Os guarda-roupas de Madonna e dos dançarinos vêm em 45 baús.

O palco na Praia de Copacabana terá o dobro do tamanho visto nas apresentações que passaram por Europa e América do Norte desde outubro de 2023. Serão 812 metros quadrados e três passarelas — a central com 22 metros de extensão — a 2,40 metros de altura do chão.

Procurado, o governo estadual explicou, em nota, que o patrocínio ao show teve pareceres favoráveis da Procuradoria Geral do Estado e da Comissão de Acompanhamento do Regime de Recuperação Fiscal. Veja abaixo, a íntegra da nota:

“O patrocínio no valor de R$ 10 milhões terá a descentralização de recursos da Casa Civil para a Funarj, com pareceres favoráveis da Procuradoria Geral do Estado e da Comissão de Acompanhamento do Regime de Recuperação Fiscal.

Um evento deste porte faz com que o Rio de Janeiro tenha um fluxo turístico alto, num período considerado como baixa temporada para o turismo. Além da grande ocupação hoteleira e da movimentação econômica, o show da Madonna traz uma visibilidade internacional imensurável, não apenas no dia do espetáculo, mas na preparação e nos dias seguintes ao evento.

A expectativa é movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia fluminense. A previsão média de ocupação hoteleira registrada é mais de 74%, entre os dias 3 e 5 de maio. Espera-se que essa marca seja de mais de 85% apenas no bairro onde acontece a festa. Só no dia 4, Copacabana terá 100% de ocupação, segundo o HotéisRio.”

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