Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 1 de abril de 2024
O governador Eduardo Leite recebeu nessa segunda-feira (1º) no Palácio Piratini, o soldado da Brigada Militar (BM) Jaison Soares Casani, 31 anos e que sobreviveu a tentativa de homicídio ao abordar um criminoso em Gravataí (Região Metropolitana). Acompanhado da esposa, da filha de 7 anos e de colegas que atuaram na ocorrência, ele relembrou o episódio ocorrido na noite de 23 de março.
Imagens de uma câmera de segurança no local do incidente foram amplamente divulgadas por veículos de imprensa e nas redes sociais desde então. A cena mostra o brigadiano tentando interpelar um suspeito, que reage descarregando ao menos dez tiros, quatro dos quais atingem o colete balístico e a joelheira do soldado, evitando ferimentos graves.
Jaison relatou que, ao cair, conseguiu manter a calma e também efetuar disparos contra o atirador, que fugiu sem ser atingido. Logo depois, porém, o indivíduo voltou a entrar em confronto com policiais e, dessa vez, foi morto.
“Eu repetia a mim mesmo: ‘Estou vivo!’. Felizmente, somos muito bem treinados. Quando caí, já estava com a mão na arma e reagi atirando enquanto ele vinha na minha direção para me executar, mas acabou recuando. Sou muito grato por sobreviver”.
O policial foi rapidamente levado por colegas de batalhão a um hospital, onde teve constados apenas hematomas nos locais dos projéteis contidos pelo colete, além de um machucado no joelho.
Acompanhado do titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Sandro Caron, e do comandante-geral da BM, coronel Claudio dos Santos Feoli, o governador enalteceu o trabalho realizado pela corporação e, no caso, pela equipe que atendeu a ocorrência?
“Tenho imenso orgulho de governar um Estado que tem corporação como a Brigada Militar, com homens e mulheres dedicados a proteger a sociedade. Estamos investindo muito na segurança pública e queremos criar condições para o devido reconhecimento a esses profissionais que colocam suas vidas em risco para nos defender. Investindo em efetivo, armas, equipamentos de proteção e viaturas, queremos continuar nesse caminho de valorização”.
Balanço de operações
O primeiro dia de abril também foi marcado, na BM, pela divulgação de um balanço de operações do trimestre inicial do ano. Ao todo, a corporação realizou 28.155 prisões, mais da metade (54%) em flagrante. Já as capturas de foragidos passaram de 2 mil.
As abordagens preventivas, por sua vez, incluíram 931 mil suspeitos e 611 mil veículos, dos quais 244,5 mil acabaram autuados e 9,3 mil recolhidos. Durante o período, também foram fiscalizados 53,2 mil estabelecimentos comerciais.
Em relação a apreensões, a estatística de janeiro a março abrange 2,86 mil armas e 28,05 mil itens de munição. Na lista também consta 1,6 tonelada de drogas (principalmente maconha, com mais de 1,3 tonelada).
(Marcello Campos)