Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Governo resgata de helicóptero sete brasileiros no Haiti por crise de segurança

O governo resgatou nesta quarta-feira (10), sete brasileiros do Haiti, por causa da crise interna na segurança pública. Foi a primeira operação de repatriação realizada pelo Brasil no país e envolveu colaboração de autoridades haitianas e dominicanas, informou o Itamaraty.

O grupo de brasileiros deixou o país de helicóptero, em dois voos, que partiram até a cidade fronteiriça de Jimaní, na República Dominicana, país que divide a ilha caribenha de Hispaniola com o Haiti. De lá, eles foram transportados por funcionários da Embaixada em Santo Domingo e levados à capital dominicana.

O Ministério das Relações Exteriores informou que a repatriação ocorreu a partir do agravamento da situação de segurança e do fechamento prolongado do aeroporto internacional de Porto Príncipe, cujo acesso vem sendo afetado por ataques das gangues que controlam cerca de 80% da capital haitiana.

Segundo o governo brasileiro, também houve apoio, na mesma operação, para uma cidadã alemã idosa, por razões humanitárias. O gesto foi solicitado e custeado pela Alemanha.

Segundo o Itamaraty, todos os brasileiros haviam solicitado apoio e manifestado intenção de deixar o Haiti. A Embaixada do Brasil em Porto Príncipe já identificou outros 59 brasileiros no país. Esse grupo decidiu permanecer no território haitiano ou ainda deixá-lo por conta própria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Dólar vai a R$ 5,07 e fecha em nova máxima no ano; Ibovespa recua 1,4%
Os fatores que atrasam a votação do Projeto de Lei das Redes Sociais na Câmara dos Deputados
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play