Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Inflação nos Estados Unidos desacelera para 6% em 12 meses

A inflação nos Estados Unidos no acumulado de 12 meses recuou de 6,4% em janeiro para 6% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14), pelo Departamento do Trabalho norte-americano.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em fevereiro ante o mês anterior, segundo dados com ajustes sazonais.

O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,5% na comparação mensal de fevereiro, superando o consenso de alta de 0,4% do mercado.

Colapso de bancos

Dois bancos norte-americanos anunciaram falência na semana passada: o Silicon Valley Bank (SVB), na sexta-feira, e o Signature Bank, dois dias depois. No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu responsabilizar os culpados pela falência dos bancos.

O BMO Capital afirmou, em comentário a clientes, que o índice de inflação americana, tomado sozinho, daria como certo uma alta de 25 pontos-base na próxima semana pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Ao mesmo tempo, o banco de investimentos adverte que o estresse visto em bancos regionais do país nos últimos dias lança dúvidas sobre qual será a decisão dos dirigentes. O BMO diz que será preciso ter mais clareza sobre o sucesso para limitar o contágio no restante do setor bancário dos problemas com o SVB e o Signature Bank.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após denúncia do Ministério Público, processo de brasileira presa por tráfico avança na Indonésia
Porto Alegre celebra Saint Patrick’s Day com festas em vias públicas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play