Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Instituto Cidades Responsivas promove aula livre sobre o Plano Diretor do 4º Distrito de Porto Alegre

O Plano Diretor do 4º Distrito de Porto Alegre será o tema da aula livre promovida pelo Instituto Cidades Responsivas, integrante do Grupo Ospa, nesta quinta-feira (02).

Apresentado e mediado pela diretora do Instituto, Luciana Fonseca, o encontro contará com a participação dos arquitetos e urbanistas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre Vaneska Paiva Henrique e Guilherme Silveira Castanheira.

Aberta para profissionais e estudantes da arquitetura e público em geral interessado no assunto, a atividade é gratuita, com transmissão ao vivo a partir das 13h no Youtube do Instituto (https://tinyurl.com/responsivecitiesospa).

Durante a aula, os profissionais irão apresentar e debater sobre o plano entregue recentemente pelo prefeito Sebastião Melo aos vereadores com o objetivo de buscar o desenvolvimento para a região, que já foi Distrito Industrial da cidade. A proposta prevê incentivos tributários e urbanísticos, diversidade arquitetônica, liberdade nas construções, com a expectativa de triplicar o número de imóveis ocupados na região nos próximos anos.

Graduada pela UFRGS e com mestrado em Modelagem da Forma Urbana e da Edificação pela mesma universidade, Vaneska é coordenadora de Planejamento Urbano da Smamus.

Já atuou como colaboradora em projetos de extensão no desenvolvimento de estratégias para visualização e avaliação de impactos urbanísticos no Núcleo de Tecnologia e como gerente de projetos de apoio à elaboração de Planos Diretores Municipais, Planos Locais de Habitação de Interesse Social e outros instrumentos de desenvolvimento urbano da UFRGS.

Castanheira é chefe da Unidade de Projetos Urbanos da Prefeitura, graduado pela UniRitter e mestre em Construção e Reabilitação Sustentáveis pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal (2013).

A aula ficará disponível no canal do Youtube, onde já podem ser conferidos também conteúdos sobre Microempreendimentos: pequenas formas de constituir cidades, Como as Cidades se Comunicam, Python para Áreas Criativas, Uso de Dados Como Potencial Transformador na Arquitetura, Coordenação Ágil de Projetos, Planos e Projetos para Porto Alegre, entre outros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Luísa Sonza após boatos de affair com Paulo André, do BBB22: “Deixa eu namorar em paz”
Amber Heard e Johnny Depp são condenados por difamação; atriz deve pagar US$ 15 milhões e ator, US$ 2 milhões
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play