Sábado, 12 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 21 de junho de 2023
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comparou o seu colega da China, Xi Jinping, a “ditadores” durante um evento na Califórnia, na noite de terça-feira (20), enquanto falava sobre o suposto balão espião chinês que foi abatido no espaço aéreo norte-americano neste ano.
“A razão pela qual Xi Jinping ficou muito chateado quando derrubei aquele balão com duas caixas cheias de equipamentos de espionagem é que ele não sabia que estava lá”, disse Biden. “Isso é um grande constrangimento para os ditadores. Quando eles não sabem o que aconteceu. Isso não deveria estar indo para onde estava. Foi desviado do curso”, prosseguiu.
O governo da China reagiu às declarações nesta quarta-feira (21), afirmando que os comentários são “absurdos” e uma “provocação”.
Na segunda-feira (19), o diplomata de Washington Anotny Blinken havia dito que os EUA e a China fizeram “progressos” para trazer as relações bilaterais “de volta aos trilhos”, com os dois países concordando com a necessidade de “estabilizar” seu relacionamento.