Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Joe Biden faz visita não anunciada a Kiev, capital da Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden fez uma visita não anunciada a Kiev, capital da Ucrânia, nesta segunda-feira (20), apenas quatro dias antes do aniversário da invasão em grande escala da Rússia ao país.

A visita oficial foi envolta em sigilo. A agenda oficial de Biden apontava que ele partiria de Washington à Polônia na noite de segunda. No início da manhã, em Kiev, houve especulações de que um convidado importante estava chegando à capital ucraniana. A informação foi confirmada pela política ucraniana Lesia Vasylenko via Twitter.

Segundo o jornal The Washington Post, a visita de alto risco sinaliza o compromisso contínuo dos EUA, o maior apoiador financeiro e militar do esforço da Ucrânia para repelir os invasores russos de seu território.

Biden insistiu que os EUA continuarão a apoiar a Ucrânia “pelo tempo que for necessário”, embora não haja nenhuma perspectiva de curto prazo de negociações de paz para encerrar o conflito.

O governo Biden forneceu cerca de US$ 30 bilhões em ajuda de segurança desde que o presidente Vladimir Putin enviou forças russas à Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, iniciando a maior guerra terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Temporal causa 36 mortes, deixa desabrigados e fecha estradas no Litoral Norte de São Paulo
Sapucaí reúne historiografia e delírio no segundo dia de desfiles no Rio
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play