Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Líderes ocidentais criticam Donald Trump por declarações sobre Otan

Líderes mundiais criticaram o ex-presidente Donald Trump neste domingo (11), depois que ele sugeriu que os Estados Unidos podem não proteger os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que não estão gastando o suficiente na defesa contra uma potencial invasão russa.

“Qualquer sugestão de que os aliados não vão defender uns aos outros prejudica toda a nossa segurança, incluindo a dos EUA, e coloca soldados americanos e europeus em maior risco”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em um comunicado escrito.

“Qualquer ataque à Otan será recebido com uma resposta unida e enérgica”, acrescentou, reagindo aos comentários no sábado (10) de Trump.

O ministro da Defesa polonês, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, também interveio.

“O lema da Otan ‘um por todos, todos por um’ é um compromisso concreto. Minar a credibilidade dos países aliados significa enfraquecer toda a Otan”, escreveu ele na plataforma de mídia social X.

“Nenhuma campanha eleitoral é uma desculpa para brincar com a segurança da Aliança.”

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha postou a mensagem “Um por todos e todos por um” com a hashtag #StrongerTogether (juntos mais fortes na tradução literal) em sua conta no X após os comentários de Trump.

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, disse: “Declarações imprudentes sobre a segurança da #OTAN e a solidariedade do Artigo 5 servem apenas aos interesses de Putin.”

O artigo 5 do tratado da Otan explica que um ataque armado contra um membro da aliança será considerado um ataque contra todos eles, desencadeando a autodefesa coletiva.

O porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, perguntado sobre os comentários de Trump, disse: “Encorajar invasões de nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e desequilibrado – e põe em perigo a segurança nacional americana, a estabilidade global e nossa economia doméstica.”

Os 31 membros da Otan concordaram em uma meta de gastar pelo menos 2% do produto interno bruto em defesa, mas estimativas da Otan mostraram que apenas 11 estão cumprindo esse índice.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Unidade móvel de saúde retoma atendimento após o Carnaval em Porto Alegre
Ministério da Saúde e Anvisa reforçam alerta sobre uso de pomada capilar no Carnaval
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play