Domingo, 25 de fevereiro de 2024

Lula viaja neste domingo para a Argentina em sua primeira agenda internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste domingo (22) para a Argentina, na primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. A expectativa é que o presidente embarque à tarde ou no início da noite.

Os compromissos de Lula na Argentina vão acontecer nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24). A comitiva presidencial ainda está sendo fechada, mas os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, estão entre os que acompanharão o presidente.

Segundo o Palácio do Planalto, as agendas previstas são: oferenda de flores na Plaza San Martín; reunião na Casa Rosada com o presidente da Argentina, Alberto Fernández; encontro com empresários; eventos culturais, como concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner; e participação na 7ª Celac (Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

A participação de Lula na Celac será na terça-feira. Há a expectativa de encontros bilaterais com os países que solicitaram encontros com o presidente, mas essas agendas ainda estão em fase de confirmação. As demais agendas acontecem na segunda-feira. Ainda na segunda, é esperada na Casa Rosada uma declaração à imprensa ao meio-dia e assinatura de acordos.

Segundo o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região. Ainda segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Daniel Alves muda versão e diz que fez sexo consensual com espanhola que o acusa de estupro
Eleição para a presidência do Senado se acirra com formação de blocos lulistas e bolsonaristas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play