Segunda-feira, 17 de março de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 18 de novembro de 2022
A Mastercard informou que já submeteu ao Banco Central (BC) o pedido de alteração em seu regulamento dos arranjos de pagamentos como parte do processo de implementação dos pagamentos de pessoas para lojistas via WhatsApp. A bandeira aguarda a finalização do processo de análise pelo regulador.
“Após esta etapa, aguardaremos junto aos demais participantes do mercado a liberação pelo Banco Central para início das operações na modalidade”, diz em nota. “A Mastercard reforça que apoia e estimula inovação na indústria. O serviço de pagamentos por WhatsApp é uma nova solução que beneficia tanto os consumidores quanto os comerciantes ao fornecer mais uma opção de pagamento.”
Ainda nesta sexta, o BC autorizou a alteração no regulamento dos arranjos de pagamentos da Visa. A mudança é apenas uma das etapas para a liberação da funcionalidade de pagamentos de pessoas para lojistas via WhatsApp.
Mais de um ano após iniciar as operações de transferências entre pessoas no Brasil, o aplicativo de mensagens ainda tenta vencer as etapas regulatórias para colocar em funcionamento a opção de pagamentos para lojistas. A alteração do regulamento das bandeiras é apenas uma das partes do processo, que envolve discussões com o BC, bandeiras e credenciadoras.
A autorização do BC acontece um dia depois do WhatsApp anunciar a função “Guia de Negócios”, que permite achar empresas, conversar sobre produtos e, no futuro, fazer compras pelo próprio aplicativo. No anúncio de quinta-feira, a empresa de mensagens informou que a ferramenta de pagamentos estaria disponível “em breve”.
“Destaca-se que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”
“Guia de negócios”
A nova funcionalidade do WhatsApp vai permitir que os usuários achem uma empresa por meio da busca do WhatsApp e tem como foco pequenos negócios locais, como padarias ou salões de beleza.
O objetivo é que todo o processo de compra seja realizado pelo próprio aplicativo, desde o encontro do produto até a finalização da transação.
O WhatsApp informou na quinta-feira que o recurso de pagamento está em testes e as empresas Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede estão participando do processo.