Segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

loader

Ministério Público realiza operação conjunta para apurar existência de cartel de combustíveis em Porto Alegre

O MPRS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), juntamente com a Receita Estadual, desencadeou, no início da manhã desta terça-feira (30), a operação Pactum. O objetivo é comprovar a manipulação de preços de venda de combustíveis por postos de Porto Alegre.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas sedes de empresas envolvidas na fraude e nas residências de alguns dos investigados, na Capital e região metropolitana.

Em janeiro de 2020, o MPRS instaurou procedimento investigatório criminal para apurar denúncia sobre a prática de preços abusivos na venda de combustível por postos localizados em Porto Alegre.

No curso das investigações, foi identificada a existência de organização criminosa voltada, sobretudo, à formação de cartel por empresas do ramo de combustíveis, com objetivo de obter domínio do mercado e eliminação da concorrência.

O cartel é uma prática delituosa de fixação artificial de preços e controle do mercado por grupo de empresas previsto no artigo 4º da Lei 8.137/90, que trata dos crimes contra a economia e as relações de consumo.

Conforme o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, que comanda a operação, durante a investigação, com as quebras de sigilo telefônico, bancário e fiscal dos investigados autorizados pela Justiça, foi possível comprovar a manipulação de preços de venda ao consumidor final por meio de combinação prévia pelo grupo.

Os trabalhos acontecem com a participação, além de Alcindo Bastos, dos promotores de Justiça Mauro Rockenbach, da Especializada Criminal, e Áureo Rogério Gil Braga, da Promotoria de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Intensificada vigilância para identificar possível entrada da variante ômicron no Rio Grande do Sul
Porto Alegre participa de encontro nacional que discutirá ações para segurança pública
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play