Sábado, 25 de janeiro de 2025

Ministra afirma que o Brasil terá mais locais para acolher mulheres vítimas de violência doméstica

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite de quinta-feira (7) por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que uma das preocupações do governo é o combate à violência doméstica.

Por isso, segundo ela, serão inauguradas neste ano mais Casas da Mulher Brasileira, locais onde as vítimas de agressões recebem atendimento e acolhimento.

De 2015 até 2023, 10,6 mil brasileiras foram vítimas de feminicídio, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado, foram mortas 1,4 mil mulheres em todo o País, de acordo com a pesquisa.

“8 de março é dia de homenagear todas as mulheres do mundo. Mulheres que querem muito mais do que flores. Que exigem, acima de tudo, respeito”, afirmou a ministra.

Diferença salarial

Cida afirmou também que é inaceitável a diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo. “Em pleno século 21, não podemos aceitar que uma mulher ainda receba 22% a menos que o homem ao exercer o mesmo trabalho. E que as mulheres negras recebam menos da metade do salário dos homens brancos”, disse.

Em julho do ano passado, o governo federal sancionou uma lei que garante igualdade salarial entre homens e mulheres e estabelece medidas para tornar os salários mais justos, aumentando a fiscalização contra a discriminação e facilitando os processos legais para garantir a igualdade salarial.

“Foi para mudar essa realidade que o governo federal aprovou a Lei da Igualdade Salarial. Trabalho igual, salário igual”, ressaltou Cida no pronunciamento.

Ela ainda citou outras ações realizadas pelo governo com foco na população feminina, entre elas a distribuição gratuita de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Lula cumpre agenda no Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira
Morre Akira Toriyama, criador da franquia “Dragon Ball”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play