Quinta-feira, 30 de julho de 2026

Ministro de Minas e Energia dá declaração preconceituosa sobre japoneses ao falar de pré-sal

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez uma afirmação preconceituosa ao defender nesta quinta-feira (30) tratamento igualitário, por parte da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), na relação com agentes econômicos que procuram a estatal para comprar gás natural.

A PPSA é uma estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia responsável pela comercialização do gás natural da União. Durante evento sobre novas regras para a venda de gás natural pertencente à União, Silveira disse que todos os agentes econômicos “são iguais”, como um “caminhão de japonês (sic)”, e devem ser tratados sem discriminação em negociações comerciais.

“Os agentes econômicos, quando procuram um gestor, eles têm que ser tratados como um caminhão de japonês (sic). São todos iguais. Você não tem um agente de estimação. Pelo menos é o certo para quem está servindo ao país do lado de cá da mesa”, declarou Silveira.

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta quinta um comunicado sobre uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética que muda as regras para a comercialização do gás natural da União.

A resolução também permite a venda direta do produto ao mercado livre por meio de leilões da PPSA. A medida estabelece leilões de curto prazo, entre 2026 e 2030, e de longo prazo, a partir de 2030. O Ministério de Minas e Energia e a PPSA têm a expectativa de realizar o primeiro leilão ainda neste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Técnico do Inter valoriza a atuação da equipe contra o Flamengo e a entrega dos jogadores ao longo da partida no Brasileirão
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play