Domingo, 18 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de janeiro de 2026
A partir desta segunda-feira (19) o HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças), em Canoas, inicia um grande mutirão de cirurgias, consultas e exames, com objetivo de reduzir filas e o tempo de espera de pacientes que há anos aguardam para realização de procedimentos importantes. Inicialmente, a meta é realizar cerca de mil procedimentos, com a utilização de oito salas cirúrgicas e a mobilização de mais de 200 profissionais.
A ação, que mobiliza equipes extras, prevê a realização de procedimentos em diferentes especialidades, incluindo cirurgias de vesícula, hérnias, quadril, joelho, mão, ombro, próstata, procedimentos ginecológicos, laqueaduras e vasectomias.
Além das intervenções cirúrgicas, também se inicia a oferta de consultas e exames, preparando os pacientes para os procedimentos. De acordo com a administração do hospital, os atendimentos ocorrerão principalmente nos finais de semana e também no terceiro turno, das 19h à meia-noite.
Para a secretária municipal da Saúde, Ana Boll, os mutirões representam um alívio para quem convive há anos com a expectativa de ser atendido. “Os mutirões são uma forma de acelerar o atendimento, reduzir a espera e devolver qualidade de vida”, afirma. A ação está sendo viabilizada com recursos próprios do Município.