Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de janeiro de 2026
Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a dizer que quer comprar a Groenlândia e que só o seu país consegue defender o território pertencente à Dinamarca.
“Tenho respeito tremendo às pessoas da Groenlândia e da Dinamarca, mas acredito que nenhum outro país consegue manter a segurança da Groenlândia, a não ser os Estados Unidos”, declarou. “A Groenlândia está sem defesa em uma localização estratégica”, disse.
Em meio a tensões com líderes europeus por conta de sua intenção de anexar a Groenlândia, Trump voltou a subir o tom. Ele chamou a Dinamarca de “ingrata” e disse que “a Europa não está indo na direção correta”.
“Colocamos bases militares na Groenlândia para defendê-la e salvá-la. Fortificamos a Dinamarca. Impedimos que os inimigos [os alemães, durante a 2ª Guerra Mundial] conquistassem a Groenlândia. Demos a Groenlândia de volta para a Dinamarca. E olha o quão ingratos eles são agora”, disse.
Trump afirmou que a anexação da Groenlândia “não seria uma ameaça à Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], fortaleceria a segurança da aliança”. Embora líderes da União Europeia, da Dinamarca e da Groenlândia já tenham afirmado que não venderão o território, Trump disse que foi a Davos “buscar negociações para adquirir a Groenlândia”.