Sexta-feira, 01 de julho de 2022

loader

Nobel de Química premia pesquisa sobre construção de moléculas

A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou nesta quarta-feira (06) que os cientistas Benjamin List e David W.C. MacMillan vão dividir o Prêmio Nobel de Química por seus estudos para desenvolvimento de organocatálise assimétrica.

A pesquisa laureada envolve o desenvolvimento de uma ferramenta que estabeleceu uma maneira mais fácil para a construção de moléculas, que possibilitaram a criação de novos produtos farmacêuticos e também “ajudaram a tornar a química mais verde”, destaca a Real Academia de Ciências da Suécia.

Concedido há mais de um século, o Prêmio Nobel oferece valor equivalente a R$ 6,2 milhões (10 milhões de coroas suecas) a seus vencedores. No ano passado, as pesquisadoras Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna dividiram a condecoração por descobrirem uma tesoura genética, que permite a edição precisa do genoma de animais, plantas e microrganismos.

Na edição deste ano, o Nobel de Medicina foi dado aos cientistas norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian por suas descobertas de receptores para temperatura e tato renderam. Já Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi vão dividir o Prêmio Nobel de Física por estudos sobre a compreensão de sistemas físicos complexos em pesquisas que preveem o aquecimento global.

As premiações seguem até a próxima segunda-feira (11), com a consagração dos prêmios de Literatura nesta quinta-feira (07), da Paz na sexta-feira (08) e de Economia na segunda-feira da próxima semana (11).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mês do Idoso tem encontros virtuais na programação, em Porto Alegre
Operação Nossa Senhora Aparecida 2021 ocorre nas rodovias do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play