Sábado, 05 de julho de 2025

Nos EUA, transição para veículo elétrico esfria à medida que a demanda diminui

O esforço do governo Joe Biden para incentivar mais americanos a comprar veículos elétricos não tem surtido o efeito esperado e está ficando abaixo das expectativas, pois os consumidores se preocupam com os preços, a autonomia da bateria e a falta de estações de recarga.

As vendas de carros totalmente elétricos nos EUA ainda estão crescendo em ritmo acelerado, aumentando mais de 50% em 2023 em relação a 2022. Mas as montadoras dizem que o crescimento diminuiu nos últimos meses, o que as levou a reduzir seus planos de produção e a pausar alguns investimentos.

“Os fabricantes de automóveis passaram do otimismo para a realidade porque a aceitação do consumidor cresceu mais lentamente. Portanto, eles estão procurando desacelerar sua implementação”, disse Michelle Krebs, analista do setor da Cox Automotive. A transição para os veículos elétricos “não será linear e haverá muitos obstáculos no caminho”, acrescentou ela.

Foram vendidos 869 mil veículos totalmente elétricos nos Estados Unidos nos primeiros 10 meses do ano passado, um aumento de 56% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com o provedor de dados J.D. Power.

Essa taxa de crescimento marcou uma desaceleração em relação aos dois anos anteriores e foi menor do que o previsto por algumas montadoras.

O governo Biden pretende que metade de todas as vendas de veículos novos até 2030 seja de veículos com emissão zero, definidos como veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in. Em novembro, esses modelos representavam 10,8% das vendas de veículos novos nos Estados Unidos, sendo a maior parte totalmente elétrica, de acordo com a J.D. Power.

Especialistas em veículos elétricos afirmam que ainda é possível atingir a meta da Casa Branca se os consumidores virem progresso na disponibilidade de recarga, algo que deve acontecer quando os carregadores subsidiados pelo governo federal começarem a aparecer, nos próximos meses.

O governo afirma que as vendas de veículos elétricos triplicaram desde que Biden assumiu o cargo em janeiro de 2021, e aponta para uma pesquisa que mostra que 51% dos americanos entrevistados estavam considerando comprar um veículo elétrico no final do ano passado, em comparação com 38% dois anos antes. Com a ajuda de subsídios federais, o país está a caminho de adicionar 500 mil novos carregadores até 2026, segundo autoridades do governo.

“Mais americanos estão comprando veículos elétricos todos os dias – com as vendas aumentando mais rapidamente do que as de carros tradicionais movidos a gasolina -, já que a agenda Investing in America do presidente torna esses veículos mais acessíveis, ajuda os americanos a economizar dinheiro ao dirigir e torna o carregamento acessível e conveniente”, disse o porta-voz da Casa Branca, Angelo Fernandez Hernandez, em um comunicado.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Inteligência artificial vai afetar quase 40% dos empregos, segundo o Fundo Monetário Internacional
Novo presidente argentino ganha confiança na economia, mas demonstra inclinação autoritária na política
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play