Segunda-feira, 04 de julho de 2022

loader

Os bastidores da turnê de Gilberto Gil na Europa

No ano passado, por conta da pandemia, Gilberto Gil interrompeu uma tradição que vem desde 1978: fazer turnê na Europa. Agora, Gil está refazendo tudo. Cruzou o Atlântico e seguiu impávido que nem um Muhammad Ali para Dijon, na França, primeira cidade no continente a receber sua trupe. Foi com a família, a equipe fiel, a banda e uma companhia especial, Adriana Calchanhotto, que faz os shows de abertura.

Fazem parte de sua banda um filho (Bem Gil, nas guitarras) e um neto (João Gil, no baixo). Eventualmente, Adriana participa também do show de Gil, assim como a netinha Flor Gil Demasi, de 13 anos. Sempre a seu lado, claro, a mulher, Flora Gil. Como não ver a flor do seu sorriso se abrir?

A turnê “Gil in Concert” começou no dia 30 de setembro, com a apresentação na cidade francesa da região da Borgonha. Já passou por lugares na Alemanha e na Espanha, e termina no dia 7 de novembro, em Santarém, Portugal. Andando com fé ele vai, com repertório que tem músicas de diversas fases de sua carreira. No total, serão 19 shows, em oito países.

É uma maratona, que inclui sobe e desce de palco, entra e sai de hotel, embarca e desembarca de ônibus. Um riacho, um caminho. A assessora Gilda Mattoso, jornalista que o acompanha na jornada, abre seu diário de bordo e revela os bastidores da turnê. Gilda tem milhas (acompanha turnê com Gil desde 2004 e passou 15 anos viajando com Caetano Veloso) e bagagem musical de sobra (foi casada com Vinicius de Moraes, para se ter uma ideia). Seus relatos mostram que a fé não costuma faiá.

E Gil, aos 79 anos, mantém o fôlego para lembrar à sua plateia (sempre lotada) na Europa que mistério sempre há de pintar por aí. Aqui, em Dijon ou em qualquer lugar.

Aquele abraço – “Nossa tour começou de maneira triste, porque tivemos uma baixa de um músico maravilhoso e pessoa amada por todos: José Gil, baterista e percussionista da família, teve uma ruptura do tendão de Aquiles. Foi operado de emergência e quase fez Gil cancelar a turnê toda. Foi preciso Flora convencê-lo de que isso faria José se sentir muito mal, vendo que acabou com a turnê de tanta gente. Segundo problema: achar um músico competente para o posto, que se afinasse com Gil e que tivesse as duas doses da vacina. Felizmente, Marcelo Costa, velho companheiro de estrada, preenchia todos os requisitos e pôde aceitar o convite de Gil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Após 12 dias de filmagens no espaço, atriz e cineasta russos voltam à Terra
André Marques e Maria Cândida “flertam” em programa de TV
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play