Sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Otan assina protocolo de adesão da Finlândia e da Suécia à aliança militar

Os 30 países que integram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) assinaram, nesta terça-feira (05), o protocolo de adesão da Finlândia e da Suécia à aliança militar.

As negociações para os dois países se tornarem membros da Otan foram concluídas depois que a Turquia retirou o veto à entrada de ambos na organização durante uma cúpula em Madri, na Espanha, na semana passada.

“Esse é realmente um momento histórico”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. A adesão à aliança militar ocidental ainda depende da ratificação do protocolo pelos Parlamentos de cada um dos seus 30 membros.

O protocolo assinado nesta terça significa que Finlândia e Suécia podem participar de reuniões da Otan e ter maior acesso à inteligência, mas não serão protegidas pela cláusula de defesa – que estabelece que um ataque contra um aliado é considerado uma agressão contra todos – até a ratificação. Isso deve levar até um ano.

A Rússia sempre se mostrou contrária à adesão dos dois países à Otan. O governo russo chegou a dizer que haveria “sérias consequências militares e políticas” se isso ocorresse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Presa organização criminosa gaúcha especializada em falsificações e estelionatos
Salário médio de contratação com carteira assinada cai 5,6% em um ano no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play