Domingo, 19 de outubro de 2025

Porto Alegre aplicou quase 1.300 doses de vacina contra covid neste sábado

Em mais um dia de vacinação contra covid em Porto Alegre, os três locais de saúde oferecidos neste sábado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicaram um total de 1.254 mil doses em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Foram ministradas 790 doses para o pessoal a partir dos 12 anos, que contou com o serviço no Shopping João Pessoa e (bairro Santana) e no Centro de Saúde do IAPI (Passo D’Areia).

O público infantil (5 a 11 anos) também teve à disposição a unidade do IAPI, mais o posto de saúde do bairro Guarujá, com 464 bracinhos recebendo a picada – 353 aplicações do imunizante da Pfizer e 111 da Coronavac, em suas versões pediátricas. As informações contam em prefeitura.poa.br.

Pausa aos domingos na Capital

Logística mantida desde o ano passado, aos domingos não há vacinação contra covid na capital gaúcha (salvo em ocasiões especiais). O serviço será retomado nesta segunda-feira (4), com dezenas de endereços das 8h às 17h e atendimento estendido até as 21h ou 22h em algumas unidades.

No caso dos adolescentes e adultos, em procedimentos de primeira dose (ou aplicação única, no caso da vacina da Janssen) deve ser apresentada identidade com CPF. Não é necessário o comprovante de residência, bastando uma autodeclaração simples com nome e endereço.

Para a gurizada de 5 a 11 anos, não é necessária prescrição médica, mas solicita-se o cartão de vacinação contra outras doenças. Além disso, a mãe, pai ou responsável deve acompanhar o procedimento. Caso não seja possível a presença de um adulto, é necessário apresentar autorização por escrito.

Na segunda injeção é obrigatório o cartão de controle fornecido pelo agente de saúde na primeira etapa. Pode se dirigir aos locais indicados quem recebeu Coronavac há pelo menos 28 dias. No caso dos imunizantes Oxford e Pfizer, o intervalo é de oito semanas entre as duas “picadas”.

Para o primeiro reforço, exige-se a mesma documentação da segunda dose, desde que o cartão de controle mostre que o esquema de imunização esteja completo há pelo menos quatro meses para quem recebeu Coronavac, Oxford e Pfizer ou dois meses para os contemplados com a Janssen (injeção única).

Atendimento a sintomáticos

Além do serviço de imunização, quatro unidades de pronto-atendimento estarão abertas em sistema 24 horas durante todo o fim de semana para atender indivíduos com suspeita ou sintomas de contágio por coronavírus: febre (ou sensação), fraqueza, cansaço, coriza, tosse, diarreia, dor de garganta, cabeça ou muscular e alteração no olfato ou paladar.

– Cruzeiro do Sul: rua Professor Manoel Lobato nº 151, bairro Santa Tereza;

– Bom Jesus: rua Bom Jesus, 410 nº bairro Bom Jesus;

– Lomba do Pinheiro: estrada João de Oliveira Remião nº 5.120 (parada 12), bairro Lomba do Pinheiro;

– Moacyr Scliar: rua Jerônimo Velmonovitz esquina com avenida Assis Brasil.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Rússia faz reorganização de tropas e Ucrânia retoma territórios
Alemanha, Bélgica e Espanha no caminho: seleção brasileira pode ter testes difíceis para superar as quartas, fase em que mais sofreu nos últimos anos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play