Terça-feira, 23 de julho de 2024

Porto Alegre recebe nota A no ranking do Tesouro Nacional pelo terceiro ano consecutivo

Porto Alegre alcançou pelo terceiro ano consecutivo a nota A no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, publicado pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional). Este reconhecimento é atribuído às capitais que demonstram alta conformidade e consistência no envio de dados contábeis e fiscais. A Capital gaúcha alcançou 96,96% de conformidade pela transparência e confiabilidade.

“Esse resultado demonstra nosso compromisso com a transparência e a boa gestão. Seguimos focados em entregar os melhores resultados e manter Porto Alegre como referência nacional em inovação nas finanças públicas”, comemora o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

O ranking avalia a qualidade dos dados enviados através do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). Essenciais para análises e pesquisas, as informações incluem a Declaração de Contas Anuais, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, o Relatório de Gestão Fiscal e a Matriz de Saldos Contábeis.

“A consistência de Porto Alegre em manter a nota máxima, tendo sua performance avaliada e comparada, mostra que é possível alcançar excelência na informação contábil e, por consequência, na gestão pública”, salienta o contador-geral Vanderlei de Souza.

O desempenho é medido pelo percentual de acertos nas verificações realizadas pelo Tesouro Nacional, e a nota A é atribuída aos entes que obtiveram mais de 95% de conformidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Cadernetas da Criança começam a ser distribuídas para municípios com decretos de calamidade pública no Rio Grande do Sul
Concluído treinamento da Guarda Municipal de Porto Alegre para uso de câmeras corporais
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play