Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Porto Alegre soma 794 casos de dengue neste ano

Porto Alegre tem 794 casos confirmados de dengue em 2024. Do total, 714 foram contraídos na cidade (autóctones), 61 são importados (infecção fora da cidade) e 19 não têm local de infecção determinado.

O total de ocorrências suspeitas notificadas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) alcança 9.149 até o dia 16 de março. Em 2023, no mesmo período, foram 580 notificações e 175 casos confirmados. Os dados são sujeitos à revisão.

Os dados estão no boletim epidemiológico publicado na segunda-feira (18), pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS. O levantamento apresenta informações cumulativas até a semana epidemiológica 11 de 2024 (dados até 16 de março).

A faixa etária dos 21 a 30 anos mantém a maior proporção dos casos confirmados (167 casos), e a maioria dos pacientes são do sexo feminino. Os principais sintomas relatados são febre, mialgia (dor no corpo) e cefaleia (dor de cabeça), seguidos de náuseas.

Bairros

Há casos espalhados pela cidade inteira, mas com maior incidência nos bairros São João, Higienópolis, São Geraldo, Teresópolis, Restinga, São Caetano e Agronomia. A incidência equivale ao número de casos por 100 mil habitantes. O boletim apresenta mapa de incidência para ilustrar a presença da dengue na cidade.

O Boletim Epidemiológico é uma publicação prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da SMS, com periodicidade quinzenal quando acionado o Nível 2 de Resposta do Plano (infestação vetorial alta somada à ocorrência de casos acima do limite superior esperado para o momento). O nível de resposta atual é o 2.

Em relação à infestação vetorial, o levantamento registrou índice crítico, com alta infestação em 39 de 46 bairros monitorados com armadilhas. Acompanhe aqui a situação dos bairros. Mais informações sobre a dengue e a infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Alegre estão no endereço www.ondeestaoaedes.com.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo federal vai usar a inteligência artificial em pente-fino do Bolsa Família
Indígenas acampados no Parque da Harmonia recebem atendimento médico em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play