Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Indígenas acampados no Parque da Harmonia recebem atendimento médico em Porto Alegre

Indígenas acampados no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, têm recebido o acompanhamento de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta terça-feira (19), profissionais da residência multiprofissional e médica conversaram com a comunidade da etnia Kaingang. Os indígenas receberam kits com escova e creme dental, repelente e atendimento para adultos e crianças, revisão geral e encaminhamento para unidade de saúde em casos específicos, após avaliação.

Há cerca de 20 anos, no período que antecede a Páscoa, os indígenas se deslocam do interior do Estado e trazem palha, cestas, balaios e flores de macela para garantir renda nos primeiros meses do ano.

“A ideia é acolher as demandas de saúde desta população, que precisa de um acompanhamento, pois acaba perdendo o vínculo médico, odontológico e farmacêutico durante a migração temporária”, explica o médico residente Gabriel Santiago.

As comunidades indígenas vêm dos municípios de Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Liberato Salzano, Nonoai, Planalto, Tenente Portela e Três Palmeiras. Até o dia 31 de março, cerca de 500 pessoas devem acampar no local para comercializar seu artesanato em Porto Alegre.

”Por enriquecerem culturalmente o município e por ser uma população com demandas específicas de saúde, é nosso compromisso prestar a melhor assistência possível”, diz o técnico de atenção à saúde dos povos indígenas da SMS, Rodrigo Ciconet Dornelles.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre soma 794 casos de dengue neste ano
Moto com quase R$ 100 mil em multas é flagrada durante operação em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play