Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre terá vacinação contra a Covid e testagem neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 neste sábado (22) em oito unidades de saúde, das 9h às 16h. Já a vacinação contra a Covid-19 estará disponível para o público acima de 12 anos no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h, e para crianças com comorbidade ou deficiência, autistas, quilombolas e indígenas a partir de cinco anos nas unidades de saúde Alpes e Mapa, das 9h às 13h.

Testagem

Os testes estarão disponíveis em Porto Alegre para quem apresenta ao menos dois sintomas de Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica nos próprios locais.

Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno mas que seguirem com sintomas poderão realizar teste RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes.

A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, testar preferencialmente entre o quinto e décimo dia do resultado do teste positivo do contactante.

Vacinação

No Shopping João Pessoa, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose, além da dose de reforço da Janssen. A primeira dose será oferecida no local para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech até 27 de novembro (oito semanas) e Coronavac/Butantan para vacinados até 25 de dezembro (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose de qualquer imunizante até 22 de setembro (quatro meses) e imunossuprimidos com a segunda dose até 25 de dezembro (28 dias). Já a dose de reforço da Janssen estará disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante até 22 de novembro (dois meses). Para receber a terceira dose ou dose de reforço da Janssen, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

A quarta dose estará disponível para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 22 de setembro (quatro meses). Para receber a terceira ou quarta dose, imunossuprimidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Já a vacina pediátrica contra a Covid-19 estará disponível nas unidades de saúde Estrada dos Alpes e Mapa, das 9h às 13h, para crianças com comorbidade ou deficiência, autistas, quilombolas e indígenas a partir de cinco anos. Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável e da criança, e comprovante da condição de saúde (no caso de comorbidade ou deficiência). Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

No domingo (23), também haverá oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 em sete unidades de saúde, na Capital, das 9h às 16h. Já a vacinação contra a Covid-19 será retomada na segunda (17).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Agências internacionais confirmam importância de dose de reforço contra a ômicron
Empresas terão até março para regularizar dívidas do Simples
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play