Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Prefeitura de Porto Alegre mobiliza equipes para auxiliar moradores em caso de inundações

O prefeito Sebastião Melo reuniu as equipes da prefeitura nesta quarta-feira (6), para definir as ações de apoio à população frente à possibilidade de inundações na região das Ilhas e na Zona Sul da capital gaúcha. A Defesa Civil emitiu alerta preventivo, uma vez que são esperados grandes volumes hídricos vindos do sistema Jacuí/Taquari e que contribuem para elevação do nível do Guaíba.

“A prefeitura está mobilizada para auxiliar quem mais precisa, com um olhar especial para a população das ilhas e da Zona Sul. Quero dizer também aos municípios atingidos pelas enchentes que Porto Alegre está se somando à essa onda de solidariedade, com donativos que serão enviados para os moradores dessas cidades”, disse o prefeito Sebastião Melo.

A Defesa Civil está acompanhando a situação do Guaíba para definir outras ações, se for preciso.

“Temos também todo o material exigido para disponibilizar um novo ponto de acolhimento na Zona Sul”, complementou o diretor-geral da Defesa Civil Municipal, Cel. Evaldo Rodrigues.

A Brigada Militar também colocou dois barcos à disposição da prefeitura para auxiliar no trabalho das ilhas.

Doações

A partir desta quinta-feira (7), o Gabinete da Primeira-Dama estará recebendo doações para repassar aos municípios atingidos pelas enchentes no Estado em dois pontos.

São solicitados material de higiene e de limpeza, cobertores, produtos de cama, mesa e banho, colchões e água. “Estamos solidários com todos os municípios afetados pelos temporais e vamos ajudar no que for preciso”, pontuou Valéria Leopoldino.

Endereços:
Rua Dr. Barcelos, 1.691 – 9h às 16h
Centro Administrativo Guilherme Socias Vilella – Rua Gen. João Manoel, 157 – 9h às 16h

Orientação

A Defesa Civil pede que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, no caso de habitar imóveis em áreas de risco sujeitas a inundações, buscar auxílio e abrigo temporário junto a familiares ou nas estruturas disponibilizadas pela prefeitura, não transitar em locais sujeitos a inundações ou enxurradas e não entre em alagamentos.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Cotado para ministro do Supremo, o ministro da Justiça Flávio Dino defende mandato com prazo para membros do tribunal
Diversos trechos de rodovias gaúchas estão bloqueados por causa das chuvas dos últimos dias
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play