Terça-feira, 05 de julho de 2022

loader

Prefeitura de Porto Alegre trabalha na revitalização da Praça da Alfândega

Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a praça da Alfândega está sendo revitalizada pelas equipes da SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).

Com investimento de R$ 42 mil e prazo de conclusão para esta terça-feira (26), a praça recebe a recuperação de 32 bancos, substituição das lixeiras e reparos no passeio de pedra portuguesa.

Para o titular da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia, este é um importante trabalho que vem sendo realizado pela pasta e exige excelência nos serviços. “Estamos tendo um cuidado especial com esta importante praça histórica da nossa cidade. Devemos preservar e entregar para a população este espaço em excelentes condições para recebermos a nossa tradicional Feira do Livro”, afirmou.

A 67ª Feira do Livro começa na sexta-feira (29) e prossegue até 15 de novembro. Terá o tema “Para ler um novo mundo” e será realizada em formato híbrido. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, a feira contará com barracas dos livreiros, estandes dos patrocinadores e a Praça de Autógrafos.

“A Feira do Livro de Porto Alegre é o maior e mais tradicional evento cultural da cidade de Porto Alegre, atingindo um milhão de gaúchos. Estimula a troca de pensamentos, conhecimentos e reflexão da maneira mais genuína possível, pela leitura e a convivência”, sintetiza o coordenador de Literatura e Humanidade da SMC, Sergius Gonzaga.

O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, lembra que a Praça da Alfândega e a Feira do Livro são dois dos mais relevantes símbolos do Centro Histórico e da cidade de Porto Alegre. “Teremos a volta do público à praça após um ano de Feira do Livro realizada no formato on-line. É necessário deixar o espaço em condições para receber novamente o público, pois o que dá vida a um espaço público são as pessoas que o ocupam”, avalia.

Com origens que remontam ao final do século XVIII, a Praça da Alfândega é um símbolo e um ponto de referência que representa a história e o desenvolvimento da cidade. Era a porta de entrada para quem desembarcava no antigo porto fluvial. Desde 1955 recebe a Feira do Livro, inicialmente com apenas 14 expositores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Pedidos de seguro-desemprego sobem pelo terceiro mês seguido
Microrregião 9 do Conselho Tutelar tem novo endereço em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play