Terça-feira, 18 de junho de 2024

Presidente da Guiana diz que não descarta a instalação de uma base militar dos EUA no país para defender Essequibo

O presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, disse que o líder venezuelano Nicolás Maduro tenta “incutir medo no povo” guianense e não descartou a instalação de uma base militar norte-americana no país em meio às tensões em torno de Essequibo, uma região rica em minérios e petróleo.

“Faremos tudo o que for necessário para garantir a soberania e a integridade territorial da Guiana”, declarou Ali ao ser questionado se o seu governo permitiria a instalação de uma base norte-americana no país. As declarações foram dadas em entrevista à BBC na segunda-feira (11).

A possibilidade de que o conflito pudesse levar à instalação de uma base estrangeira na região amazônica é um dos temores de integrantes do governo brasileiro, entre eles o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim.

Nesta quinta-feira (14), Ali e Maduro devem ter um encontro presencial em Trinidad e Tobago para discutir a questão de Essequibo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres”, diz Janja após ataque hacker à sua conta na rede social X
Novo programa de autorregularização busca recuperar R$ 3,6 milhões devidos por uso incorreto de créditos tributários no RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play