Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Presidente do Senado diz que o governo vai revgar a medida provisória que retoma a tributação sobre a folha de pagamento

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta sexta-feira (19) que há um acordo construído para que o governo federal revogue a MP (medida provisória) que restabelece a tributação sobre a folha de pagamento.

A MP foi editada no fim de dezembro e anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, poucas semanas após o Congresso decidir que prorrogaria a desoneração da folha de pagamento de 17 setores intensivos em mão de obra.

“A minha preferência foi pela saída através do diálogo e da construção política com o ministro Fernando Haddad e o presidente Lula. Conversei com ambos. E ficou ajustado. E aqui quero dizer: a desoneração da folha de pagamentos — a despeito daqueles que concordem ou não com esse instituto, mas tendo sido uma decisão do Congresso Nacional, através de uma lei decidida pelo Congresso, e com um veto derrubado e por mim promulgada a lei — valerá”, declarou Pacheco duranteum evento na Suíça.

Além da reoneração da folha, a MP inclui outras medidas pensadas pelo governo para cumprir a meta de déficit zero em 2024 – ou seja, de gastar apenas o que arrecadou no período.

Segundo Pacheco, o acordo prevê que esses trechos sejam reeditados em uma nova MP. “E há o compromisso do governo federal de reeditar a medida provisória para revogar esta medida provisória na parte que toca a desoneração da folha de pagamentos. Esse é o compromisso político que fizemos. E é assim que vai acontecer e se encaminharem as coisas”, prosseguiu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ato do Movimento Invasão Zero marca os 90 dias da Vigília Olavo Salles, em Hulha Negra
Após três meses em queda, prévia do PIB brasileiro sobe 0,01% em novembro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play