Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Quais são os esportes mentais mais populares do mundo?

Normalmente, associamos o esporte a toda atividade que seja física. Contudo, existem diversas modalidades em que o cérebro é muito mais importante do que o corpo. Esse segmento é chamado de esportes da mente, onde a concentração, foco e estratégia mental são fatores essenciais para superar o adversário.

Esportes da mente: o que são?

Esse tipo de modalidade se destaca por depender do poder e habilidade mentais dos jogadores. No fundo, são esportes que estão diretamente ligados à inteligência, estratégia intelectual e capacidade de raciocínio.

O fato de terem conseguido se afirmar no panorama esportivo levou à criação de um órgão regulador, a Associação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA, em inglês), fundada em 2005. Essa organização corresponde aos comitês que presidem as diferentes modalidades consideradas mentais. Conheça agora algumas delas:

Poker

A presença do poker nessa lista não é de se estranhar. Afinal de contas, estamos falando de um dos esportes de cartas mais populares do mundo.

O poker é uma modalidade que necessita ser estudada e decifrada para entender as melhores estratégias; obedece a um ranking de mãos, existindo umas mais fortes que outras, sendo ainda essencial entender seus significados (a melhor é a royal flush, 5 cartas em ordem numérica do mesmo naipe); tem de existir foco para perceber a próxima jogada do adversário na rodada, isso porque, muito do jogo é também captar reações e comportamentos corporais; e, acima de tudo, racionalidade nas decisões, porque jogadas emocionais não costumam funcionar.

Nesse sentido, devido a todas essas características, encontramos os motivos pelo qual esse jogo se destaca, então, como um dos principais esportes mentais.

Xadrez

Outra modalidade que só poderia estar presente nesta lista. O xadrez, jogo de tabuleiro mais praticado do mundo, é um dos títulos mais difíceis e estratégicos no panorama esportivo.

Além disso, possui figuras que são verdadeiras lendas esportivas como Magnus Carlsen ou Gary Kasparov, dois dos profissionais com mais títulos e vitórias no esporte.

Com origens orientais e influências indianas, o xadrez é jogado por dois jogadores em um tabuleiro, onde cada peça, branca ou preta, é movida de acordo com regras e estratégias específicas.

O objetivo final é colocar o rei do adversário numa posição onde a fuga é impossível, obrigando o mesmo a desistir.

Tal como o poker, também o xadrez ganhou uma nova vida no mundo online. Através de plataformas especializadas, chega a todos de forma simples e intuitiva. No site Chess.com é possível aprender e competir contra outros jogadores em salas privadas.

Gamão

(Foto: Divulgação)

De origens persas, o gamão sofreu alterações ao longo dos séculos. Contudo, a versão tal como a conhecemos foi criada no século XVII, na Inglaterra. Logo, não é por acaso que é um jogo denominado tipicamente britânico.

Quanto às suas regras e conceito, ele também é jogado em tabuleiro, por dois jogadores, onde estes têm como objetivo moverem suas peças em volta de 24 pontos em forma de triângulo, consoante o lançamento de dados.

Aparentemente parece um esporte “simples”, no entanto, é necessário entender os movimentos do adversário e antecipar suas jogadas, seja na vida real ou na versão online.

Damas

Em certos aspectos semelhante ao xadrez, as damas são também um dos esportes mentais mais populares do mundo. Jogados com peças brancas e pretas, obedecem a uma lógica e regras que trazem ao tabuleiro várias estratégias para conseguir vencer os oponentes.

O seu objetivo é saltar as peças do adversário, tirando-as do tabuleiro. Além de que, chegando ao outro lado, se reconquistam as peças que foram perdendo ao longo da partida. As damas têm ainda a particularidade de serem jogadas na diagonal.

Com efeito, por esses exemplos, já foi possível entender que as atividades físicas não são somente os únicos esportes do mundo. A área dos esportes da mente também existe e faz muito sucesso ao redor do planeta.

Além disso, são modalidades que também têm um lado muito positivo para a saúde. Isso porque trabalham um dos elementos mais poderosos do corpo, o cérebro, ajudando a nos manter atentos, saudáveis e com nossas capacidades cognitivas sempre ativas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Emergência obstétrica e ginecológica da Santa Casa de Porto Alegre é fechada temporariamente
“Temos que saber nos comportar de diversas maneiras”, diz Mano Menezes após a vitória do Inter contra o São José
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play