Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

loader

Quem devo procurar quando tenho dor (parte 2)

O fisioterapeuta

A busca por um fisioterapeuta não deve ser feita apenas nos casos urgentes caracterizados por dores, doenças, entre outros, mas também na prevenção desses fatos para garantir mais qualidade de vida.

Fisioterapia é a especialidade que está relacionada ao tratamento de doenças e distúrbios motores. O fisioterapeuta é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico de alterações no funcionamento do sistema motor, bem como encontrar anomalias pré-existentes que prejudiquem a saúde ou o bem-estar do paciente.

Muitas vezes, o diagnóstico e o tratamento inicial precisam ser feitos por um médico, mas, em várias ocasiões, somente o fisioterapeuta poderá oferecer a recuperação mais adequada e eficaz para o paciente. A fisioterapia é uma área ampla, que oferece muitas possibilidades de tratamento para diversos problemas. Procurar um fisioterapeuta na hora certa pode ser decisivo para a recuperação ou para se obter mais qualidade de vida.

Sabe aquelas dores inexplicáveis que surgem ao longo do dia? Ou aquela tensão no pescoço que aparece depois de um período estressante no trabalho? Até mesmo aquele incômodo nos dedos que sinaliza que você exagerou no tempo com o celular? Todos são sinais de que você deve procurar um fisioterapeuta, o profissional mais indicado para realizar uma avaliação física e identificar a origem dessas dores.

Pessoas que buscam ter uma vida mais saudável também podem iniciar um tratamento com um fisioterapeuta. Fazer uma sessão de fisioterapia ajuda a ter mais qualidade de vida e bem-estar, pois as sessões trabalham a flexibilidade, o alongamento e fortalecem os músculos para que eles tenham um bom desempenho nas atividades cotidianas.

Além do tratamento de lesões musculares, na área esportiva ou fora dela, o fisioterapeuta pode atuar junto a pessoas com dores e traumas em outras partes do corpo, a exemplo de pele, ossos e articulações.

Na recuperação esportiva, os atletas podem tratar e prevenir lesões com o apoio de fisioterapeutas. Por meio de exercícios de controle da respiração, a fisioterapia respiratória ajuda pessoas que estão em recuperação de doenças como bronquite e pneumonia. No alívio de dores, a fisioterapia pode ajudar quem busca uma solução com práticas manuais terapêuticas para dores musculares. Na melhora da postura, o RPG e o Pilates oferecem melhores hábitos posturais para quem os pratica. O fisioterapeuta pode ajudar a resolver problemas como bruxismo e síndrome das pernas inquietas, que prejudicam o sono. Fisioterapeutas especialistas em saúde da mulher auxiliam no treinamento do parto, na melhora da postura e na volta ao peso anterior. Na parte de incontinência urinária, o fisioterapeuta uroginecológico trata incontinência e outros problemas urinários, por meio de exercícios e aparelhos específicos. Para a terceira idade, a fisioterapia pode ajudar os idosos a ter mais qualidade de vida.

Procurar um fisioterapeuta é indispensável para as pessoas que priorizam a boa saúde. Portanto, não espere ter problemas para procurar esse profissional, faça consultas preventivas que vão ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida.

Filipe Guerrero Gracia – Osteopata DO MRO Br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Filipe Guerrero Gracia

O que são as dores inflamatórias
Por que movimentar o corpo é importante
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play