Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Retornando ao Grêmio depois de 18 anos, Mano Menezes é apresentado como novo técnico

O técnico Mano Menezes concedeu entrevista coletiva como novo treinador do Grêmio nessa terça-feira (22), no CT Luiz Carvalho. Na ocasião, o vice-presidente de futebol Alexandre Rossato, que formou a mesa principal, fez a entrega de uma carteira de sócio e uma camisa oficial personalizada do Tricolor.

“Orgulho de estar de volta a essa casa depois de 20 anos. Achei até que demorou. Voltamos com muito apetite de trabalhar como sempre trabalhamos, com toda entrega e dedicação para que quando somos chamados possamos atender a expectativa”, disse o treinador.

Mano Menezes esteve à frente do Tricolor de 2005 até o final de 2007. O treinador gaúcho se despediu da equipe com 161 partidas, 84 vitórias, 35 empates e 42 derrotas. Agora, Mano assina contrato com o Grêmio até o final de 2025.

“A primeira ideia é manter o que foi feito para o Gre-Nal. A partir disso, começar a fazer melhoramentos na equipe para em um curto espaço de tempo readquirir a tranquilidade e confiança necessária. Acreditamos que temos competência para fazer isso”, afirmou.

O técnico já comandou o primeiro treino pela manhã e estará à frente da equipe no próximo jogo do Grêmio, que será nesta quinta-feira (24), às 19h, diante do Godoy Cruz, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, na Argentina. A partida, direta pela liderança do grupo D, é válida pela terceira rodada da primeira fase da Copa Sul-Americana.

Treino

Mano Menezes comandou, na manhã dessa terça, o primeiro trabalho de sua nova gestão, ao lado dos auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski, e do preparador físico Flávio de Oliveira.

Após conversar com o grupo de jogadores no vestiário — com a presença do presidente Alberto Guerra e de membros do Departamento de Futebol —, Mano Menezes ingressou pela primeira vez no gramado do CT Luiz Carvalho às 10h08, acompanhado de seus auxiliares e do auxiliar permanente James Freitas.

Imediatamente, Mano reuniu o grupo no Campo 1 e passou algumas instruções por cerca de 10 minutos, antes do início das atividades sob a orientação dos preparadores físicos Flávio de Oliveira e Rogério Dias.

O aquecimento inicial consistiu em corrida intercalada com exercícios de alongamento e piques. Na sequência, os atletas realizaram trocas de passe e deslocamentos rápidos, seguidos por circuitos de salto, movimentos laterais e arranques, com foco nos membros inferiores.

Já no Campo 2, Mano Menezes deu início ao trabalho técnico. Na primeira parte, o grupo foi dividido em seis equipes, com cinco atletas cada, que se revezavam em duelos em espaço reduzido, mantendo a posse de bola sob pressão adversária. O foco estava na velocidade de raciocínio e na intensidade da marcação.

Na segunda etapa, o comandante gremista separou o time titular e orientou um treinamento tático em meio campo, voltado para o posicionamento defensivo, pressão sobre o adversário e transição para o ataque. A atividade foi repetida com diferentes formações até o final.

Na manhã desta quarta (23), Mano comandará o último treino antes da viagem para Mendoza, prevista para as 14h, em voo fretado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Grêmio

Grêmio faz seu primeiro treino sob o comando de Mano Menezes
Grêmio faz último treinamento antes de estreia de Mano Menezes no comando do Tricolor
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play