Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de janeiro de 2026
António Costa, atual presidente do Conselho Europeu, convocou uma reunião especial dos líderes da União Europeia para tratar “relações transatlânticas”, que será realizada em Bruxelas na quinta-feira (22), às 15h (pelo horário de Brasília), de acordo com o Conselho.
Costa afirmou que, após consultar os Estados-membros, os líderes europeus concordam que a ameaça de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudicariam as relações entre os dois lados. “Não queremos uma disputa comercial com os Estados Unidos”, declarou o chanceler alemão Friedrich Merz em Berlim nesta segunda-feira (19).
“Mas, se nos depararmos com tarifas que consideramos sem fundamento, estaremos em posição de responder, e é exatamente isso que discutiremos em Bruxelas nesta quinta-feira (22)”, acrescentou. As tensões entre os EUA e a Europa aumentaram em relação à Groenlândia no final de semana.
Donald Trump anunciou no sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após o republicano ameaçar anexar a ilha.
Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, segundo anúncio de Trump na rede social Truth Social, e o valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho.
Trump afirmou que tarifa será cobrada até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia. Com isso, um pacote de tarifas retaliatórias da UE, no valor de 93 bilhões de euros (US$ 107,68 bilhões), entrará em vigor automaticamente em 6 de fevereiro se não houver acordo com os EUA, segundo um diplomata da UE à Reuters no domingo (18).