Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Saiba se é possível reverter um resultado ruim de botox

A toxina botulínica é um dos tratamentos estéticos mais realizados no mundo inteiro devido ao seu alto grau de efetividade para evitar que rugas de expressão se tornem demarcações profundas. Mas, quando o resultado é artificial ou não agrada, é possível reverter?

“Os preenchedores de ácido hialurônico, por exemplo, podem ser dissolvidos antes de se decomporem com uma enzima chamada hialuronidase, mas com a toxina botulínica não é bem assim. Embora a toxina botulínica que já foi injetada não possa ser retirada, é possível adicionar estrategicamente mais toxina botulínica ou preenchimentos dérmicos em outras áreas do rosto para criar uma aparência mais simétrica e equilibrada. No entanto, se o problema é que muita toxina botulínica foi usada e você fica com uma aparência ‘congelada’ e artificial, infelizmente, você precisará esperar até que o produto se desgaste por conta própria. Pode levar de 3 a 6 meses para que os resultados da toxina botulínica desapareçam completamente”, esclarece a Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia.

“Além disso, se você estiver experimentando efeitos colaterais graves após qualquer tratamento injetável, como tontura, falta de ar ou visão dupla, entre em contato com seu médico imediatamente”, explica.

De acordo com Cláudia, é muito mais fácil minimizar o risco de resultados ruins em primeiro lugar do que corrigir uma aplicação incorreta e exagerada de toxina botulínica. “Portanto, pesquisar a experiência médica pode evitar mágoas mais tarde”, sugere a médica.

Quem deve ser o injetor?

A médica explica que o injetor deve ser um médico e ter amplo treinamento e experiência na execução dessas injeções. Ficar longe de “festas de botox”, onde alguém que geralmente não é qualificado vem a uma reunião social para injetar toxina botulínica em um grupo de pessoas também é indicado.

“Mesmo sendo um procedimento não cirúrgico, a toxina botulínica precisa ser realizada por profissional capacitado em ambiente estéril”, explica a médica.

Também é prudente agendar uma consulta antes de fazer o procedimento com um profissional que você nunca conheceu antes.

“Isso não só lhe dá a chance de discutir seus objetivos e os detalhes do seu tratamento, mas também lhe dá a oportunidade de avaliar a instalação e observar quaisquer sinais de alerta com antecedência. Além disso, todo tratamento deve ser personalizado e muitos pacientes acreditam que precisam da toxina botulínica, mas a indicação pode ser outra, como um bioestimulador de colágeno, por exemplo”, explica Cláudia.

Cara congelada

Quando administrado por um profissional altamente treinado e qualificado, a toxina botulínica geralmente resulta em uma aparência suave e natural. No entanto, quando não é realizada corretamente, pode resultar em uma aparência “congelada” ou falsa.

As causas mais comuns de botox mal feito são: técnicas inadequadas de injeção; colocação inadequada e falta de comunicação clara.

“Quanto ao primeiro ponto, muitos injetores não qualificados cometem o erro de injetar a toxina muito profundamente ou muito superficialmente na pele. Um profissional qualificado tem excelente conhecimento da complexa anatomia facial e, portanto, entende exatamente onde colocar cada unidade de botox para obter o resultado desejado. Um injetor não qualificado pode colocar o produto no músculo ou na área errada do rosto. A toxina botulínica é usada principalmente das maçãs para as porções superiores do rosto para obter melhores resultados”, destaca.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

O que é a grande transferência de riqueza, fenômeno que fabrica jovens bilionários pelo mundo
O que acontece com nossas contas de rede social quando morremos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play