Domingo, 19 de maio de 2024

Senador gaúcho Luis Carlos Heinze pede licença médica e se afasta do cargo; saiba quem é o suplente

Em um comunicado divulgado nessa quarta-feira (10), o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) anunciou que se afastará de suas funções legislativas por um período de 120 dias, para tratamento de saúde.

Esta decisão vem em resposta aos conselhos de médicos e familiares, que sugeriram uma pausa para que o senador pudesse “dedicar-se a um procedimento intensivo de fisioterapia do sistema vestibular, uma especialidade que se concentra na terapia do equilíbrio, da fala e da coordenação dos movimentos. O senador Heinze encontra-se bem, e a medida é preventiva, visando a garantir sua plena recuperação”, diz nota divulgada pela assessoria do senador.

Durante o período de afastamento, o mandato será assumido pelo suplente, Ireneu Orth, também do Partido Progressista. Orth, descrito por Heinze como um homem de confiança e com profundo conhecimento do Rio Grande do Sul e do setor agropecuário, assume a posição com um histórico de envolvimento e dedicação a causas rurais e municipalistas.

Orth é um conhecido produtor rural, presidente e um dos fundadores da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS), evidenciando sua forte ligação com a agricultura do estado. Com formação em contabilidade, ciência política e econômica, Orth traz uma combinação de experiência prática e teórica para o Senado Federal.

Seu histórico também inclui 18 anos como prefeito do município de Tapera, além de participações fundamentais em organizações como o Sindicato Rural, cooperativas e associações de municípios.

“A experiência e os valores do Ireneu alinham-se com os compromissos que assumi. Estou seguro de que o mandato estará em excelentes mãos. Além disso, meu afastamento não será integral. Irei acompanhar o trabalho e estarei alinhado com o Ireneu para fazer o melhor pelo Estado”, afirma.

Nas eleições de 2024, o suplente de Heinze declarou cerca de R$ 3,8 milhões em bens, entre eles um apartamento, cotas em uma empresa do agronegócio e depósitos bancários.

“Nesse espírito de serviço e comprometimento que darei continuidade aos projetos em andamento, garantindo que as iniciativas do senador Heinze recebam a atenção e o impulso necessário para que sigam beneficiando nossa população. Meu compromisso é com a continuidade desse legado”, afirmou Orth em seu discurso de posse.

A cerimônia de posse do suplente de Heinze foi realizada nessa quarta, no plenário do Senado Federal, com transmissão ao vivo pela TV Senado.

“Estou pronto para iniciar os trabalhos. O acordo firmado na eleição de 2018 será a base de cada ato que escreverei no Senado Federal. Nenhuma ponte, hidrovia, porto ou estrada será esquecida. Seguirei realizando visitas a todos os órgãos federais e estaduais. As minhas votações também serão coerentes com as bandeiras defendidas”, concluiu o senador Ireneu Orth.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Governo Lula revisa política de R$ 8 bilhões que facilitava Starlink, de Elon Musk, em escolas; entenda
Elon Musk é dono de quê? Conheça as empresas do empreendedor bilionário
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play