Quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 10 de abril de 2024
Envolto em mais uma polêmica desde o último sábado (6), o empresário Elon Musk, de 52 anos, está novamente no centro das atenções.
Em uma ofensiva contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o bilionário fez posts em que pedia “renúncia ou impeachment” do magistrado por supostamente incitar a “censura” no País.
Os textos são uma resposta do bilionário aos pedidos de bloqueio de perfis na plataforma pela Justiça brasileira.
Veja a seguir quais são as empresas de Musk:
* X (ex-Twitter)
Musk é dono do X (antigo Twitter) desde 2022, quando concluiu a aquisição da plataforma por US$ 44 bilhões. O bilionário já tinha uma relação estreita com a rede social havia vários anos, colecionando postagens polêmicas, que chegaram a colocar em risco outros negócios que ele comanda, como a fabricante de carros elétricos Tesla.
Desde que se tornou dono da empresa, Musk vem eliminando moderação de conteúdo e, por diversas vezes, se mostrou resistente em remover discursos de ódio e desinformação.
* Tesla
Segundo a Bloomberg, a principal fonte da fortuna de Musk é a fabricante de carros elétricos criada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Musk assumiu o negócio um ano depois e hoje é o maior acionista e CEO.
* SpaceX
Antes de entrar para a Tesla, Musk fundou a SpaceX, de transporte aeroespacial, em 2002. A empresa fez o primeiro lançamento de um foguete em 2008. Em 2021, mandou quatro pessoas para a órbita da Terra. O empresário diz ter planos de “colonizar Marte” com a SpaceX.
* Starlink
A empresa de internet via satélite é um braço da SpaceX. Inclusive, já foi autorizada a atuar no Brasil e foi ativada na Ucrânia, em meio à guerra com a Rússia. O maior concorrente de Musk nesse segmento é Jeff Bezos, fundador da Amazon, com a Blue Origin.
* Neuralink
A startup de neurociência esteve no centro do noticiário recentemente ao afirmar que havia implantado o primeiro chip em um cérebro humano. O objetivo da empresa, segundo Musk, é “conectar cérebros a computadores”.
Diversos testes já vinham sendo feitos, inclusive com macacos, o que também gerou denúncias de ONGs.
* The Boring Company
A empresa com um nome peculiar (algo como “a empresa chata”) foi fundada em 2016, e é dedicada a projetos de infraestrutura. O principal deles é um túnel para transporte de alta velocidade que vem sendo desenvolvido em Las Vegas, que já foi alvo de investigação por más condições de trabalho e acidentes.