Sábado, 20 de julho de 2024

Sistema de Inteligência Turística é apresentado no palco do governo no South Summit Brazil

Técnicos das secretarias de Turismo, de Planejamento, Governança e Gestão e de Inovação, Ciência e Tecnologia apresentaram os painéis que ilustrarão a interface do usuário com o Inturis – Sistema de Inteligência Turística. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (21) no RS Innovation Stage, palco do governo estadual no South Summit Brazil, evento correalizado pelo Estado.

O Inturis envolve o uso de inteligência artificial para promover a gestão de dados de forma eficiente, ágil e acessível a todos os públicos. Ele ficará abrigado no site da Secretaria de Turismo (Setur), junto ao BI do Turismo. A plataforma Forwardkeys também integrará essa experiência. O sistema será apresentado em pleno funcionamento no Gramado Summit, de 10 a 12 de abril deste ano.

“São duas ações importantes do ponto de vista tecnológico e queremos mostrar a ligação disso com o turismo. Nosso intuito é atuar diretamente com ações em conjunto com o mercado. No setor de turismo, é quase que obrigação que o poder público ajude o privado a vender os destinos. Temos certeza que as pessoas compram o que há nos nossos destinos turísticos, mas temos que apresentá-los”, enfatizou o secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

O BI do Turismo é a plataforma utilizada pela pasta para dispor a compilação de estatísticas e dados relativos ao setor. Essas informações servem como subsídios para o planejamento assertivo de políticas públicas. “Esse projeto ganhou escala e hoje foi estruturado um painel com o Labtech, laboratório de experimentação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que integrará uma solução de inteligência artificial – um chatbot. A ferramenta responderá a perguntas de forma acessível para quem quer entender o conteúdo sobre o setor de turismo do Estado”, explicou o economista e coordenador do Observatório do Turismo do RS, Antônio Pedro da Costa e Silva Lima.

O chefe de Divisão de Inovação em TI e Comunicação da SPGG, Daniel Antonio Karling, defendeu a transversalidade das iniciativas e apontou que elas podem representar uma contribuição significativa para o turismo gaúcho. “Este é um setor que está totalmente ligado com a economia, com a cultura, com o lazer e com o próprio Estado. Acho que nossa parceria evidenciará para outras secretarias, outros órgãos, outras entidades – até mesmo entre os municípios – a possibilidade de uma integração cada vez mais eficiente”, ressaltou.

Inturis

O Inturis é fruto da parceria da Setur com o Labtech da SPGG, com o Inova RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), com a Microsoft e com a Blueshift. As equipes trabalham em conjunto para prover informações, por meio de um assistente virtual (chatbot) vinculado ao BI do Turismo, no site institucional da Setur.

Em um primeiro momento, o projeto contará com um painel integrado com dados sobre empreendimentos turísticos e sobre fluxo, quantidade e perfil de turistas, entre outros aspectos fundamentais sobre o setor no Rio Grande do Sul.

Forwardkeys

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a adquirir o serviço de dados da plataforma Forwardkeys. Ela permite acompanhar visitantes e turistas desde a compra da passagem até a permanência no Brasil, além de suas conexões e motivo da viagem, entre outros aspectos. A plataforma tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições, como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a World Travel & Tourism Council, e para países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia.

De posse desse instrumento, a Setur pode planejar campanhas mais eficientes para atração de turistas, além de deter dados que podem ser utilizados para fomentar políticas públicas. Com base em dados já analisados pela secretaria, pode-se perceber que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais recebe famílias brasileiras (38%) e que um exame atento dos principais mercados externos revela o potencial de crescimento da federação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Vice-prefeito de cidade gaúcha vai a júri popular por morte de secretário municipal
Alunos de escolas estaduais gaúchas já utilizam materiais do programa “Alfabetiza Tchê”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play