Domingo, 19 de maio de 2024

Solidariedade do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul

Com mais de 90 mortos no Rio Grande do Sul por causa das chuvas e enchentes, diversas instituições estão mobilizando esforços para reunir doações que serão enviadas à população gaúcha. No Rio de Janeiro, ONGs, lojas, restaurantes e outros disponibilizaram pontos físicos para arrecadações de objetos destinados às pessoas afetadas.

As instituições estão coletando alimentos não perecíveis, água, roupas, itens de higiene pessoal, itens de limpeza e roupas de cama. A ONG Ação da Cidadania, que realiza diversas mobilizações sociais há mais de 30 anos, recebe doações em sua sede, localizada na Zona Portuária do Rio.

“As organizações da sociedade civil têm um papel fundamental em desastres como esse no Rio Grande do Sul. Quando a tragédia acontece, o poder público, apesar de ter uma força muito maior para agir, é uma ação um pouco mais lenta. A sociedade civil tem uma agilidade muito maior especialmente nesse início do processo, porque consegue fazer as aquisições e as entregas de uma maneira muito mais rápida, menos burocrática. Ao mesmo tempo, chega em localidade onde o poder público não chega”, explicou Kiko Afonso, diretor da Ação da Cidadania.

“Não é uma ação de substituição do poder público, muito pelo contrário. É uma atuação em convergência, em apoio ao poder público para uma mobilização de toda a sociedade, para que a gente possa dar chance também das pessoas que estão em casa, vendo e sofrendo com tudo que está acontecendo, participarem desse processo. Fazer chegar seu carinho, apoio e doação através dessas entidades da sociedade civil que fazem esse papel brilhantemente, com todo esforço, muitas voluntariamente”, concluiu.

A Cruz Vermelha Brasileira vai receber doações de donativos em suas filiais no Rio, em Niterói, Cabo Frio, Macaé, São Gonçalo e Barra Mansa. A campanha ocorre em parceria com a filial de Caxias do Sul. A instituição pede doações de roupas para adultos e crianças, fraldas, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas de cama e banho, água mineral e calçados para adultos e crianças. O ideal é que os itens estejam em bom estado para consumo. (O Dia/RJ)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Fazenda estuda arcabouço para dívida dos Estados que considerem mudanças climáticas
Economistas veem impacto de pelo menos 0,10 ponto na inflação brasileira com as chuvas no RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play