Terça-feira, 01 de setembro de 2026

Temporais e granizo deixam rastro de estragos em quase 50 municípios gaúchos

Levantamento realizado pela Defesa Civil gaúcha aponta que, até essa segunda-feira (31), ao menos 48 dos 497 municípios gaúchos registravam estragos causados pelos temporais e quedas de granizo ocorridos nos últimos dias. A estatística inclui mais de 2,3 mil residências danificadas e quase 80 famílias desabrigadas, números que podem ser ainda maiores conforme as atualizações oficiais. Há também duas mortes.

As prefeituras mantém o levantando de informações sobre prejuízos provocados pelos incidente. Entre a madrugada e as primeiras horas da manhã dessa segunda-feira (31), tempestades atingiram diversas áreas da Região Norte do Estado. A situação mais grave foi registrada em Ametista do Sul, onde mais de mil casas foram atingidas – a maioria com destelhamento parcial por granizo.

As pedras de gelo também impactaram uma fábrica de pólvora no município. Com a cobertura danificada, o interior do imóvel acabou molhado pela chuva, com comprometimento de parte da produção. Diante da grande procura, o estoque de lonas disponível no comércio local acabou rapidamente. A prefeitura busca apoio regional para atender emergencialmente as famílias afetadas pelo temporal.

Já em Campinas do Sul, mais de 500 residências foram atingidas. Os estragos também levaram ao cancelamento das aulas nas escolas da rede municipal. Bombeiros voluntários ainda trabalham na distribuição de lonas e outros serviços de auxílio aos moradores, com apoio de uma equipe do Grupo de Resposta a Desastre de Passo Fundo.

Três Arroios também registrou impactos expressivos, com igual número de casas afetadas pelo granizo. As equipes municipais trabalham no levantamento dos danos e atendimento às famílias atingidas. Em Viadutos, cerca de 150 residências sofreram danos. O granizo atingiu principalmente os telhados, aumentando a necessidade de lonas e outros materiais para proteger os imóveis.

Iraí, por sua vez, teve aproximadamente metade do território atingido pelo granizo. Ao menos 70 casas foram danificadas e propriedades rurais também registraram prejuízos provocados pela tempestade. Na zona rural, um temporal atingiu áreas agrícolas e provocou danos em lavouras. O número de imóveis afetados ainda pode aumentar durante as vistorias municipais.

Reprise

Em Constantina, o granizo – que já havia provocado estragos no sábado (29), voltou com força nesta segunda-feira, impactando mais 50 imóveis. Ciríaco também foi atingido por esse tipo de incidente: cerca de 40 casas sofreram danos, enquanto ruas e pátios ficaram completamente cobertos pelas pedras de gelo. Em poucos minutos, grande volume de pedras de gelo se acumulou sobre ruas, quintais e áreas externas.

Também há registros de danos em Ipiranga do Sul, Sertão e Três Arroios. A contabilidade das perdas está em andamento e equipes de atuação frontal têm como prioridade fornecer lonas e assistência às famílias com imóveis danificados. As informações são detalhadas no site metsul.com.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Setembro começa no Rio Grande do Sul com alternância de nebulosidade, chuva e sol
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play