Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 13 de outubro de 2023
A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratou do conflito entre Israel e Hamas, terminou, nesta sexta-feira (13), sem consenso sobre um texto final.
Participantes do encontro afirmaram que conversas continuarão, de modo informal daqui em diante, para a costura de um documento que reflita uma posição de acordo entre todos os membros.
A reunião do conselho foi antecipada a pedido do Brasil, que preside o órgão neste mês de outubro. O encontro foi comandado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mobilizado esforços diplomáticos nos últimos dias para abrir um corredor humanitário entre a Faixa de Gaza e o Egito. A ideia do corredor é servir de saída para civis que queiram deixar Gaza e, bem como, de entrada de alimentos, remédios e água.
A proposta do corredor humanitário foi bem recebida pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que decidiu apoiar a antecipação da reunião. Representante da Rússia na ONU, o embaixador Vassily Nebenzi afirmou que o país apresentou uma proposta de resolução ao conselho e que aguarda a adesão dos demais membros até este sábado (14).
O Conselho tem cinco membros permanentes. Qualquer um deles tem poder de veto sobre qualquer decisão:
China
Estados Unidos
França
Reino Unido
Rússia
Os membros não permanentes ficam por dois anos. No momento, são:
Albânia
Brasil
Emirados Árabes Unidos
Equador
Gabão
Gana
Japão
Malta
Moçambique
Suíça
O Brasil é o segundo país que mais ocupou a cadeira de membro não permanente: 11 vezes. O Japão é o primeiro lugar.