Domingo, 13 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de março de 2024
A Guarda Municipal de Porto Alegre prendeu em flagrante um homem de 23 anos que traficava crack no Largo dos Açorianos, área de lazer localizada na confluência do Centro Histórico com os bairros Cidade Baixa e Praia de Belas, além de um dos principais cartões postais da cidade. O indivíduo carregava 62 pedras da droga nas mãos e bolsos da bermuda.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), a corporação tem reforçado o patrulhamento da região após denúncias de venda e consumo de entorpecentes nesse e em outros pontos da área central da capital gaúcha.
A reportagem do jornal “O Sul” também tem flagrado a presença constante de indivíduos suspeitos – alguns dos quais distribuindo e usando drogas como “loló”, nome pelo qual é popularmente conhecida a mistura líquida inalável à base de éter e outros produtos, com efeito psicoativo.
“Há uma turma que costuma permanecer na calçada da avenida Borges de Medeiros junto à fachada do cinema Capitólio, sobretudo nos fins de tarde, sem ser importunada pela polícia”, relata uma comerciante que prefere não se identificar. “Às vezes, o grupo tem umas dez pessoas, que além de vender e usar drogas no local, urinam nas portas laterais do prédio histórico e eventualmente de desentendem entre elas, com brigas.”
Como denunciar
Qualquer cidadão pode auxiliar o trabalho das forças de segurança pública no combate a esse e outros tipos de crimes, informando situações suspeitas, incidentes em andamento ou mesmo já ocorridos.
As opções a Guarda Municipal (telefone 153, que garante o anonimato ao denunciante) e a Brigada Militar (190). Ambos os canais funcionam durante 24 horas por dia.
(Marcello Campos)