Quinta-feira, 03 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 28 de setembro de 2023
Após três dias de interrupção por causa do excesso de chuvas, o transporte fluvial de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba por meio do catamarã será retomada na madrugada desta sexta-feira (29). A empresa Catsul havia paralisado temporariamente as travessias após alagamentos, danos nas quatro plataformas de embarque e outros problemas técnicos.
“Essa quinta-feira foi de limpeza nas duas estações, especialmente a de Guaíba [a mais atingida], bem como nas áreas de acesso”, informou o engenheiro João Pedro Wolff, gerentes da operadora – ligada ao grupo Ouro e Prata.
Em dias úteis, o veículo náutico realiza 14 viagens com partida em Guaíba – a primeira com partida às 6h20min e a última às 20h. O trajeto inverso tem o mesmo número de embarques, entre 5h50min e 19h30min – o preço da passagem é de R$ 15. Já nos fins de semana são 11 deslocamentos aos sábados e nove em domingos ou feriados.
A travessia dura, em média, meia hora, o que representa uma economia de tempo na comparação com a opção rodoviária (ônibus ou carro), sobretudo nos horários de pico. Ainda de acordo com informações da Catsul, a cada dia o transporte é utilizado por cerca de 2,3 mil pessoas, a trabalho ou passeio. Mais informações em catsul.com.br.
Tanto em Guaíba quanto em Porto Alegre a estação de embarque fica no Centro da cidade. Mas a capital gaúcha (onde a unidade está localizada nas imediações do Mercado Público) conta com outras duas plataformas de embarque e desembarque – no Cais Embarcadero (próximo à Usina do Gasômetro) e no Píer Pontal (Zona Sul).
Cais Embarcadero
Complexo de serviços de gastronomia e entretenimento localizado na orla do Centro Histórico de Porto Alegre, o Cais Embarcadero permanece fechado ao público desde a segunda-feira (25). As atividades devem ser reiniciadas no na tarde desta sexta, com o aval das autoridades.
O empreendimento – inaugurado no final de 2021 – abriga 37 unidades comerciais em uma área de quase 20 mil metros-quadrados. Seus gestores publicaram uma nota sobre o assunto em suas redes sociais:
“Ontem [quarta-feira], quando o Guaíba invadiu a cidade e vimos a água entrando em nosso parque, a gente se assustou. Mas seguimos todas as orientações de quem entende o assunto. Ninguém se feriu. E não entrou uma gota sequer em nossos restaurantes ou lojas. Agora é hora de reorganizar tudo e, assim que os órgãos competentes liberarem, a gente se reencontra”.
(Marcello Campos)