Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Tribunal de Contas da União questiona Ministério da Defesa sobre checagem de urnas

Tribunal de Contas da União (TCU) enviou um ofício ao Ministério da Defesa indagando sobre a checagem de urnas que a pasta pretende realizar. No documento, o órgão de fiscalização chega a questionar o que os militares farão com os dados e quais são os critérios técnicos utilizados.

O Ministério da Defesa vai fazer a checagem por amostragem por meio do boletim de urnas em cerca de 400 das 500 mil urnas que serão utilizadas nas eleições deste ano. O TCU quer saber como e por que será feita essa seleção e espécie de recontagem. A pasta tem cinco dias para responder.

No texto, o TCU faz perguntas como “qual o critério amostral utilizado; qual a fundamentação para a escolha do critério amostral; qual o nível de confiança, a margem de erro e a variância amostral considerados”.

Há ainda questionamentos sobre o motivo da checagem e como os militares pretendem evitar conclusões precipitadas caso seus resultados sejam divergentes dos oficiais, que serão apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 22

Justiça confirma uso facultativo de simuladores em autoescolas do Rio Grande do Sul
Morte do secretário Eliseu Santos: começa em Porto Alegre o julgamento de mais um acusado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play